quarta-feira, 29 de maio de 2019

Figuras Geométricas e Tarsila do Amaral


Significado das Formas Geométricas

O que são Formas geométricas:

Formas geométricas são os formatos das coisas ao nosso redor, sendo que normalmente são estudadas com base na geometria, um ramo da matemática que se dedica em observar as formas, tamanhos e dimensões das figuras presentes no espaço.
Para entender o significado de uma forma geométrica é preciso analisar a etimologia da palavra.
Geometria consiste na junção das palavras gregas geo, que significa "terra", e metria, que quer dizer "medida". Assim, uma forma geométrica seria o formato que determinado elemento possui, analisando seu comprimento, area e volume no espaço, por exemplo.
As figuras geométricas, com base no princípio da Geometria, são formadas a partir da ideia de pontos, linhas, superfície e volume.

Quais são as principais formas geométricas?

 

Formas geométricas espaciais

São estudadas com base na geometria espacial, sendo caracterizadas por apresentarem uma figura em três dimensões (tridimensional). Desta forma, através da geometria espacial é possível determinar o volume de objetos sólidos.

Cilindro

 


Consiste numa figura sólida alongada e arredondada que possui o mesmo diâmetro ao longo de todo o seu comprimento.

Cone


O cone possui uma base circular formada por segmentos de reta que têm uma extremidade num vértice comum. Esta figura geométrica espacial também possui a sua altura caracterizada pela distância do vértice do cone ao plano da base.

Cubo

 


É uma forma sólida composta por seis faces quadradas de igual tamanho.

Esfera


Consiste numa forma geométrica sólida formada por uma superfície esférica fechada contínua, sendo que todos os pontos possuem a mesma distância a partir do seu ponto interior.

Formas geométricas planas

Já estas figuras geométricas são estudadas através da geometria plana (também conhecida por euclidiana), que analisa as formas que não possuem volume.

Círculo

É uma figura formada por uma superfície plana que se limita por uma circunferência ("linha curva").


Quadrado

Forma geométrica plana que apresenta quatro lados e ângulos iguais.


Retângulo

É uma figura geométrica plana formada por quatro lados, sendo dois deles menores que os outros, diferenciando-se, assim, dos quadrados.



Triângulo

Forma geométrica plana trilátera, ou seja, formada por três lados e três ângulos, que juntos somam 180º.

Video 1: Figuras planas e espaciais

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral foi uma grande pintora e desenhista brasileira com fama no Brasil e no exterior. Nascida em uma família rica e tradicional do interior de São Paulo teve acesso a boas escolas além de concluir seus estudos na Europa. Aprendeu piano e outras línguas, incluindo o francês. Tarsila nasceu em 1º de setembro de 1886 e passou sua infância em meio à natureza na fazenda da família no município de Capivari em São Paulo. Em 1901 matricula-se no colégio Sion onde pinta seu primeiro quadro – Sagrado coração de Jesus. Em 1906 casou com o primo André Teixeira Pinto com quem teve uma filha, o casamento dura cerca de dez anos.

Em 1916 aprendeu a fazer modelagem em barro no ateliê de William Zadig, escultor sueco radicado em São Paulo. No ano seguinte teve aulas com Pedro Alexandrino, dedicando-se a pintura de naturezas-mortas. Nesse período conheceu Anita Malfatti que também havia iniciado o mesmo curso.

Em 1920 foi estudar em Paris estudar pintura e escultura onde conviveu com grandes artistas dessa época. Regressou a São Paulo dois anos mais tarde e embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna acompanhou todo o movimento de Paris e integrou-se ao modernismo, juntando-se ao Grupo dos Cinco, composto por Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
Tarsila sempre gostou de viajar tanto pelo Brasil como para o exterior e em uma de suas viagens para Minas Gerais encontrou-se com as cores de sua infância e apaixonou-se pelas decorações populares das casas da região. Nesse período juntou-se ao Movimento Pau-Brasil que durou cerca de três anos de 1924 a 1927 e contou com os artistas Oswald de Andrade com que namorava nessa época, Mario de Andrade, Blaise Cendrars, Goffredo Silva Telles e Olívia Guedes Penteado. Suas pinturas encheram-se de brasilidade, levando para suas telas as cores da natureza, a cultura popular, o homem rude e as paisagens rurais. São pinturas dessa época: Morro da Favela (1924), O vendedor de frutas (1925) e Paisagem com touro (1925).
Também fez exposições em Paris em 1926 e no mesmo ano casou-se com Oswald de Andrade.
Abaporu, pintura de Tarsila do Amaral, 1929.
 
Em 1928, para presentear seu marido, Tarsila pinta o quadro Abaporu. A origem do nome da tela vem do Tupi-guarani e significa Aba (homem) e Poru (comer). Tarsila descreve o quadro como sendo imagens de seu subconsciente, sugeridas por histórias que ouvia quando criança. A partir desse momento ela e o marido criam o movimento artístico e literário Antropofágico que tinha como proposta assimilar outras culturas, porém não copia-las. O nome vem do grego e significa antro (homem) e fagia (comer). São obras dessa fase: O Ovo (1928), Floresta (1929), Sol Poente (1929) entre outros.
Em 1933, Tarsila pintou a tela Operários e deu início a uma nova fase – Fase Social - que dura aproximadamente quatro anos, sendo a pioneira nessa temática no Brasil. Suas telas estamparam a realidade dos operários. A classe operário no Brasil teve grande impacto na vida social e na política do país por décadas. Um operário não tinha direitos trabalhistas e trabalhava até 15 horas diárias, mulheres e crianças eram os mais explorados.
Em 1970, a artista realizou em São Paulo e no Rio de Janeiro exposições sobre seus 50 anos de carreira - Tarsila: 50 anos de Pintura. Faleceu em São Paulo no dia 17 de janeiro de 1973.

Video 1:

Video 2:

Para rever partes de uma casa em Inglês clique no link abaixo:


Para rever Profissões em Inglês clique no link abaixo:
http://inglesparanoobsrcam.blogspot.com/2018/07/profissoes-em-ingles.html