quinta-feira, 11 de abril de 2024

Apóstila de Conteúdos: Alfabetos e Digitação

 







ORDEM ALFABÉTICA





















37.956 visualizações 17 de dez. de 2015

       Por que as letras no teclado não seguem a ordem alfabética?

        

       Acredite se quiser, mas o teclado que usamos hoje - conhecido como QWERTY (por causa das seis primeiras letras na fileira superior, na mão esquerda) - foi escolhido por tornar a digitação mais lenta. Isso aconteceu porque as primeiras máquinas, de tecnologia rudimentar, travavam os tipos quando a datilografia era muito rápida.

       Quando o impressor americano Christopher Latham Sholes (1819-1890) inventou a máquina de escrever, em 1868, tentou ordenar as letras em ordem alfabética - como acontece na segunda fileira, onde temos uma sequência quase completa: DFGHJKL.

       As mudanças de posição foram feitas para forçar o datilógrafo a bater as teclas numa velocidade adequada, sem embaralhar os tipos. Por isso, o E e o I, duas das letras mais frequentes na língua inglesa, foram retiradas da segunda fileira, a mais acessível. A letra A, outra das mais comuns, ficou relegada ao dedo mínimo esquerdo, o menos hábil de todos.

       Em 1932, depois de 20 anos de estudo, August Dvorak, também americano, criou o teclado que leva o seu nome, extremamente eficiente para língua inglesa: 3 000 palavras podem ser escritas com as letras da fileira principal (contra 50 no teclado QWERTY) e a mão direita é a mais usada.

       Alguns fabricantes chegaram a realizar competições entre os dois teclados para determinar qual era o melhor. Infelizmente, o datilógrafo que usou o QWERTY havia memorizado o teclado inteiro, enquanto o outro ainda “catava milho”. Por conta disso, o QWERTY acabou se tornando padrão industrial e assim permanece até hoje.

        

Fonte de referência do texto: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/por-que-as-letras-no-teclado-nao-seguem-a-ordem-alfabetica.html







Se você prestar atenção nas letras F e J no seu teclado e também no número 5 do teclado numérico do lado direito, notará que existe um pequeno traço ressaltado na parte inferior. Esses ressaltos servem para indicar a posição de base das suas mãos quando for iniciar qualquer tipo de digitação.


Fazendo uso das técnicas corretas e utilizando todos os dez dedos das duas mãos, você pode ser capaz de digitar até mesmo sem a necessidade de olhar para o teclado.

Para isso você deve fazer como na primeira figura desta postagem, na letra F você deve posicionar o dedo indicador da mão esquerda e os demais dedos nas teclas ao lado até chegar o dedo minimo na letra A, o polegar ficará livre sobre a tecla espaço. Da mesma forma o dedo indicador da mão direita ficará sobre a tecla J e os demais localizados nas teclas ao lado até deixar o dedo mínimo sobre a letra Ç, o dedo polegar direito também fica sobre a tecla espaço.

Para o teclado número utiliza-se apenas a mão direita. O dedo central fica no número 5 e os demais nas teclas ao lado, deixando o dedo polegar sobre o número zero e o dedo mínimo na tecla Enter.



Posição de base de digitação da mão direita no teclado numérico


Estabelecendo essa posição de base, quando for necessário utilizar uma tecla não estabelecida nessa posição, basta movimentar o dedo mais próximo da tecla e assim que teclar, voltá-lo para a posição inicial de base.

 

A teoria acima pode parecer um pouco confusa apenas fazendo a leitura, mas na prática tudo fica mais simples quando utilizamos algum software que contenha atividades práticas para trabalhar a coordenação motora das mãos. Isso é extremamente necessário para que consigamos utilizar os dois lados do cérebro para desenvolver habilidades como melhoria da precisão e velocidade na digitação. Existem programas que são gratuitos, cinco deles você pode encontrar na postagem do link abaixo:

https://www.topfreewares.com.br/top-5-programas-gratuito-aprender-digitacao/