Gênero textual: carta pessoal e e-mail
https://youtu.be/FHvaOKtdQUo
Os gêneros Carta e e-mail – Língua Portuguesa
(Canal Futura)
https://youtu.be/0PchPnIvmcU
Mesmos em tempos de comunicação
instantânea, a carta e o e-mail continuam desempenhando funções importantes
para a comunicação entre os interlocutores, formal ou informalmente, escrita ou
virtualmente.
Carta pessoal
A carta
pessoal é um gênero textual usado para construir diálogo entre pessoas íntimas.
Sua principal característica é a presença de marcas de pessoalidade.
A carta pessoal é um gênero discursivo muito antigo e, ao mesmo tempo, ainda
muito usado na sociedade contemporânea. Cumprindo a
função básica de conectar pessoas distantes, a carta virtualizou-se, transformando-se em e-mail ou em
outras tantas formas de comunicação instantânea, continuando a ser um dos gêneros mais fundamentais da humanidade.
Características
A carta
pessoal, para além da estrutura básica de todas as epístolas (outro nome para
carta), também tem algumas características particulares. Dentre elas, vale destacar:
·
Marcas de pessoalidade na linguagem
Quando
conversamos com amigos ou pessoas
íntimas, costumamos usar uma linguagem descontraída e, em alguns
casos, confidencial.
Isso ocorre porque nossa língua reflete o grau de envolvimento que possuímos
com nossos interlocutores. Nesse sentido, há expressões que só usamos com
amigos ou assuntos que só discutimos com quem confiamos. Esse nível de
linguagem, com alguma intimidade, é comum em cartas pessoais.
·
Interlocução direta
Falar diretamente com o leitor da
carta, por meio de verbos na segunda
pessoa do discurso, é algo comum nas cartas pessoais.
·
Discussão de temas íntimos
Uma carta pessoal, normalmente, é
escrita para tratar de assuntos que circulam em redes restritas de intimidade. Por isso,
assuntos íntimos são muito presentes nesse tipo de texto.
Estrutura
Apesar das
diversas transformações que o gênero carta tem sofrido na atualidade,
tradicionalmente, sua estrutura possui alguns elementos relativamente fixos, os quais são:
·
Data;
·
Destinatário (para quem é remetida a carta);
·
Corpo do texto;
·
Saudação e assinatura.
É importante ressaltar que essa
estrutura fixa costuma ser exigida em vestibulares, mas, em
outros espaços de produção, é comum que algumas das partes listadas não
apareçam.
Gênero Textual E-mail
O E-mail ou Mensagem Eletrônica é um gênero textual epistolar do
meio eletrônico muito explorado na atualidade.
Do inglês, o termo “e-mail” corresponde a abreviação de “eletronic mail”.
Características do e-mail
O e-mail substitui, em
partes, as antigas cartas, enviadas pela agência de correios. Ainda que tenha
se proliferado de uma maneira muito marcante, as cartas ainda fazem parte do
mundo atual.
No entanto, torna-se
indiscutível a importância do e-mail como suporte e veículo de comunicação
moderno.
Para que os e-mails
sejam enviados, as pessoas o criam numa página específica chamada de
"provedor". Ou seja, as empresas destinadas a esses serviços, por
exemplo, o yahoo, hotmail, globomail, gmail, msn, dentre outras.
Para acessar a página de
e-mail, é necessário que a pessoa crie uma senha (“password” em inglês) que
será identificada sempre que quiser entrar na página e verificar sua caixa de
e-mail. Esse sistema de segurança impede a invasão de privacidade.
A estrutura do
endereço de e-mail é definida por nome@provedor.com.br onde o termo “com” indica a palavra comercial e o “br”
refere-se à sigla do país, no caso o Brasil. O símbolo @ (arroba) é essencial
para que um endereço de e-mail seja identificado pelo sistema computacional.
Comumente, acima do espaço destinado à mensagem aparece o
destinatário “Para” (“to” em inglês), que pode ser para uma ou para várias
pessoas.
Já na linha abaixo,
surge o assunto (“subject” em inglês) do e-mail. Para que ele seja enviado há
uma caixa abaixo com a palavra “enviar” (ou “send” se estiver em inglês).
Além disso, existem dois
campos de preenchimento opcionais abaixo do “Para”. Eles são observados pelas
siglas “Cc” (com cópia) e Cco (com cópia oculta). No primeiro caso, pode ser
inserido outro (s) endereço (s) de e-mail (s) onde as pessoas que o recebem
conseguem visualizar para quem ele foi enviado.
Por sua vez, o campo
“Cco” indica que a mensagem será enviada com cópia para outros e-mails. No
entanto, as pessoas que o recebem não conseguem visualizar os outros receptores
(remetentes).
De maneira automática, a
data e hora são enviadas com a mensagem. Assim, o usuário não precisa preencher
esses campos ou mesmo indicar acima, como ocorre nas cartas.
Tudo fica gravado no
sistema e ainda separados por pastas, por exemplo, os e-mails recebidos
(entrada), enviados, importantes, rascunhos e lixeira. O próprio utilizador
pode criar pastas e organizar as informações da maneira que preferir.
Com o endereço de
e-mail, você pode enviar uma mensagem e ainda arquivos em anexo (fotos,
documentos, imagens, vídeos, etc.) em tempo real, sem custo e de maneira
eficaz.
Embora seja bastante usado no âmbito pessoal, os e-mails são
utilizados largamente por empresas, instituições, associações, entre outros.
Dependendo da
proximidade entre o emissor (remetente) e o receptor (destinatário), a
linguagem utilizada pode ser formal ou informal.
Tal qual as cartas, o
e-mail pode ter no final do corpo da mensagem um pós-escrito (sigla P.S.) que
indica informações ou observações que o emissor gostaria de acrescentar.
Geralmente, os e-mails são textos curtos e objetivos e além de seguir uma
estrutura parecida com a carta, podem ser comparados com os bilhetes.
Estrutura do
e-mail e exemplos
A estrutura de produção dos e-mails assemelha-se a das cartas, a
saber:
Assunto
Representa o tema do e-mail preenchido na caixa de diálogo que
aparece acima do corpo da mensagem.
Ele é chamado de assunto ("subject" em inglês), por
exemplo:
Nota
da Prova, Currículo Lattes, Vaga de Emprego, etc.
Vocativo
Já no corpo da mensagem, coloca-se o nome do receptor, ou seja,
para quem a mensagem está sendo destinada, por exemplo:
Texto
No corpo de texto (ou corpo da mensagem) são colocadas as
informações que o emissor quer expressar segundo o assunto da mensagem.
Como exemplo, vamos sugerir uma mensagem com o tema “Vaga de
Emprego”:
“Venho
por meio desta afirmar meu interesse na vaga de Marketing oferecida pela
Empresa Risus. Para tanto, envio em anexo meu currículo para análise.
Desde
já agradeço a atenção e aguardo retorno!” (linguagem formal).
Despedida
Indica a finalização da mensagem com expressões de despedida
como:
·
"Atenciosamente"' ou "Saudações" (linguagem
formal);
·
"beijos grandes" ou "com carinho" (linguagem
informal)
Assinatura
Ao final da mensagem, o emissor assina seu nome. Dependendo do
teor da mensagem, a linguagem deve ser mais formal, onde o emissor assina seu
nome completo; ou informal, com abreviações, nomes no diminutivo, apelido, etc.
Curiosidades:
No E-mail o Spam é uma pasta que armazena geralmente as
mensagens publicitárias recebidas.
O termo é uma sigla que pode significar “enviar e postar
publicidade em massa” (em inglês “Sending and Posting Advertisement
in Mass”) ou “mensagens irritantes, inúteis e estúpidas” (em
inglês “Stupid Pointless
Annoying Messages”).
Alguns deles, são mensagens disfarçadas que contém vírus ou
conteúdo indesejado.
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Verdadeiro(V) |
Falso (F) |
a) Se trata de uma carta pessoal |
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b) É um email |
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C) Esse tipo
de texto tem a finalidade de estabelecer comunicação entre as pessoas |
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d) Esse tipo de texto NÃO circula no meio digital |
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Verdadeiro(V) |
Falso (F) |
a) Uma
mesma mensagem pode ser enviada para milhares de pessoas no mundo inteiro. |
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b) Dependendo
do assunto que queremos expressar e de para quem enviaremos a mensagem, a
linguagem irá variar entre formal e informal. |
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C) Para criar e enviar e-mails não é preciso ter
conhecimento em computação. |
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d) No
campo “assunto” o autor especifica a finalidade ou o conteúdo do e-mail. |
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2. Esse gênero textual é:
( ) um poema
( ) uma carta
( ) uma notícia.
3. Quais são as estruturas de uma carta?
( ) Senha, login, cadastro e rede social.
( ) Cabeça, tronco, e pé.
( ) Data, destinatário, remetente, saudação
e assinatura
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