PROJETO
HALLOWEEN RCAM 2018 – Inglês e Artes
Introdução
O Halloween, também conhecido como Dia das
Bruxas, é uma celebração típica da cultura norte-americana. De origem pagã, a
tradicional festa ocorre anualmente, todo dia 31 de outubro. Além dos EUA,
outros países de língua inglesa (Canadá, Escócia, Inglaterra e Irlanda) também
comemoram esta data.
Como é comemorado nos Estados
Unidos
Como o Halloween não está ligado a nenhuma
instituição, a organização da festa ocorre de forma descentralizada.
Geralmente, são as escolas, clubes, famílias, empresas e grupos de amigos que
organização e celebram a data.
O caráter religioso foi perdendo, com o
passar do tempo, a relação com o Halloween. Atualmente, nos Estados Unidos, a
celebração está mais ligada ao mundo da brincadeira, diversão e socialização.
O Halloween também é muito explorado
comercialmente nos Estados Unidos. A venda de trajes e objetos relacionados à
data faz movimentar o comércio das lojas e empresas relacionadas às festas.
Principais atividades do Halloween
nos Estados Unidos (tradições):
- Trick or treat (“doce ou travessura”) –
crianças fantasiadas com trajes típicos (fantasmas, múmias ou outros
personagens assustadores) passam de casa em casa pedindo doces e balas.
- Uso de trajes típicos (assustadores) –
pessoas usam estas fantasias em festas promovidas, geralmente, por escolas e
empresas. O foco é a criatividade, diversão, integração e socialização.
- Além das roupas, as maquiagens de terror
também estão muito presentes nas comemorações desta data. A criatividade dos
maquiadores é voltada para a criação de personagens que representem o Dia das
Bruxas.
- Abóbora do Dia das Bruxas (apelidada nos
EUA de Jack-o'-lantern) – envolve todo um ritual de comprar a abóbora, tirar as
partes internas, esculpir uma face assustadora e, no período noturno, acender
uma vela dentro. Em várias cidades norte-americanas ocorrem exposições e
concursos para eleger a abóbora mais assustadora ou criativa. Vale lembrar que
a maioria das pessoas nos Estados Unidos não faz isto com propósito espiritual
ou religioso, mas sim como um evento tradicional e cultural.
- Visita a atrações assombradas – muitas
destas atrações são montadas em parques de diversão ou shoppings centers.
- Conto de histórias assustadoras –
realizado, principalmente, entre amigos ou em livrarias.
- Brincadeiras típicas do Halloween – uma
das mais realizadas consiste em encher uma bacia de água e jogar maçãs dentro.
As maçãs ficam flutuando e os participantes devem pegá-las com os dentes
(mordendo).
- Organização de festas e bailes à fantasia
com temática do Dia das Bruxas.
- Assistir filmes ou encenações teatrais de
terror.
- Acendimento de fogueiras .
Proposta
Esse projeto cultural têm
como proposta desenvolver um evento próximo das tradições e comemorações do
Halloween (Dia das Bruxas) adaptadas para a realidade da comunidade local.
Assim objetivando uma maior participação dos alunos e da comunidade escolar
para os eventos escolares, bem como mostrando a importância do estudo de
línguas estrangeiras não só como uma língua ou matéria, mas também como uma
cultura que possui suas próprias características e influências no mundo atual.
Metodologia:
Durante
as aulas de Língua Inglesa e Artes (nos dias 23, 24, 25, 26 e 30 de Outubro)
seria trabalhado sobre assuntos e confecções de enfeites e fantasias que
representassem temas específicos do Halloween. Seria uma forma de fazer
preparações para a culminância do projeto/evento (31 de Outubro).
Culminância:
No dia 31 de Outubro (quarta-feira) seria comemorado o dia do Halloween e a
culminância desse evento neste dia. No segundo horário, depois do intervalo, os
alunos, bem como professores e funcionários da escola poderiam vir fantasiados
à caráter nesse dia ou no horário específico do evento (15h às 17h) com temas
do Halloween. Então reunidos todos no pátio da escola, poderia ocorrer:
-Discursos
da direção e professores;
-Apresentação
e disputa de melhor dança halloween;
-Jogos
com premiações de brindes;
-Brincadeiras
interativas com os alunos;
-Competição
de cartazes de Halloween (individual ou grupo) ;
-Competição
desfile de fantasias (com premiações para 1º, 2º e 3º colocados);
No
caso das competições, poderia ser formado um trio de jurados pelos funcionários
e professores da comunidade escolar, que escolheriam os três cartazes e as três
melhores fantasias, que receberiam pequenos brindes de kits de estudo (lápis,
caneta, borracha), com muitos doces e coisas de halloween. Destacando as
premiações do concurso de fantasias que possuem um kit mais elaborado para os
três primeiros colocados (que vão desde uma grande quantidade de doces, como
kits de livros, dicionários, lápis, canetas, borrachas, brinquedos e outras
lembrancinhas que incentivem o alunado a participar cada vez mais dos eventos
da escola e do estudo). Dependendo da quantidade de recursos e brindes poderia
ser dividido para todos que participarem das atividades do Halloween.
As
atividades do dia podem ser adaptadas/modificadas/substituidas dependendo das
condições da realidade escolar e da comunidade.
Recursos:
·
Materiais escolares
·
Brindes
·
Toca cd
·
Som
Microfone
Resultados de eventos passados:
-Halloween RCAM 2017
Video
no youtube: https://youtu.be/dIjp2nJ7yNM
O video estava meio instável por causa da inexperiência do aluno em conduzir às filmagens do evento. Um dos grandes pontos forte desse evento foi a participação da
professora Michelline, que promoveu o evento como apresentadora e foi de grande
contribuição na realização desse evento. O evento foi aberto para os alunos do
PII da tarde, e teve mais participações dos alunos do 4º, 5º, 6º, 7º,alguns do
8º e 9º anos. Houve a realização dos melhores cartazes, quiz halloween, melhor
dança halloween, quebra-panela (essa brincadeira estava demorando muito dada a
dificuldade dos alunos em acertarem a panela de papelão, se for aplicada
novamente, talvez seria interessante criar um mecanismo de autodestruição da
panela, para não demorar muito) e o concurso de fantasias, em que dois alunos
do 9º ano e uma aluna do 6º ganharam as primeiras colocações.
Avaliação
A Avaliação deve ser
realizada de forma contextualizada, considerando sua relevância na construção
do aluno como ser discursivo e participativo no cotidiano escolar. A proposta
do evento é aumentar essa interação e participação da comunidade escolar, vendo
se o evento pode ou não gerar resultados positivos. E de certa forma pode ser
usado como um currículo oculto que avalie a participação dos alunos, nas
matérias de Língua Inglesa e Artes, resultando em notas de participação nessas
matérias para os alunos que participarem do evento.
Albúm de fotos do Halloween RCAM 2018:
https://photos.app.goo.gl/2z7KAGDmTmoo23ak8
Mais videos explicativos sobre o dia do Halloween:
Video trechos Projeto Halloween RCAM 2018:
Nenhum comentário:
Postar um comentário