Cultura: na percepção individual
ou coletiva da identidade exerce papel primacial para delimitar as diversas
personalidades, os padrões de conduta e ainda as características próprias de
cada grupo humano. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre
mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em grandes velocidades
variadas nas diferentes sociedades.Criando quaisquer concepções ou idéias de medo, da curiosidade, do credo, do relacionamento com os elementos da natureza que são
passados de geração a geração. Toda e qualquer manifestação de um povo que
perdure por novas gerações.
Folclore: é um gênero de cultura
de origem popular, constituído pelos costumes, lendas,fábulas, brincadeiras, rezas, simpatias, tradições e festas
populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração. Todos os
povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem
através de lendas, contos, provérbios e canções.
O mito procura explicar os
principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e
do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas
sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a
realidade.
Lenda é uma narrativa fantasiosa
transmitida pela tradição oral através dos tempos.
As festas populares são comemorações ou eventos festivos, cuja principal característica é a participação do povo (coletividade). São
caracterizadas também pela presença marcante das tradições regionais,
rituais religiosos, comidas, músicas, danças e roupas típicas.
Uma manifestação popular brasileira conhecida internacionalmente seria o Carnaval.
Lei 10.639/03
O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil sempre foi lembrado nas aulas de História com o tema da escravidão negra africana. A Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.
Simulado de revisão de Artes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário