terça-feira, 18 de maio de 2021

Gêneros Diário e Relato Pessoal – Língua Portuguesa – 6º ano - PMSR - SME - 2021

 

 

Os gêneros Diário e Relato Pessoal – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental

https://youtu.be/3SXQ2Z6YoM4

 


Gênero textual | Relato pessoal (Prof. Anderson)

https://www.youtube.com/watch?v=4EicAsnNGQg

 


GÊNERO TEXTUAL: Diário (Profa. Suely)

https://www.youtube.com/watch?v=j_MPpQRRlM8

 


Como fazer um diário para desenvolvimento pessoal

https://youtu.be/BxBHlWCJWl0

 


O gênero textual ‘diário’

Os gêneros textuais são as estruturas utilizadas na composição de textos orais ou escritos, sendo ligados à sua funcionalidade, ao seu uso. Todos os textos têm como objetivo o estabelecimento de algum tipo de comunicação e possuem algumas características que permitem a sua classificação em determinado gênero textual.

diário e as suas características

diário é um gênero textual escrito em linguagem informal, sempre registra a data e, geralmente, tem o próprio escritor como destinatário. Normalmente é utilizado para apontar os acontecimentos importantes do dia a dia, com o objetivo de guardar as lembranças e desabafar.

No gênero textual abordado há o registro de ideias e opiniões sobre a realidade que cerca o escritor, com a expressão de sentimentos.

Dentre as características deste gênero estão:

·         A expressividade informal;

·         Caráter subjetivo;

·         Há a presença de referentes afetivos e cognitivos;

·         Sinceridade do emissor;

·         Pode ser escrito em longos ou curtos períodos;

·         As páginas costumam ser datadas;

·         Pode ser real ou fictício;

·         Pode conter ou não assinatura pessoal;

·         Linguagem empregada na 1ª pessoa, com verbos no pretérito perfeito;

·         Pode ou não ser dirigido a alguém;

·         Pode ou não se tornar público.

O diário pessoal e o diário fictício

Diário pessoal

O diário pessoal é composto por relatos íntimos que devem ser lido apenas pelo (a) próprio (a) autor (a). Apresenta uma linguagem simples, coloquial e familiar, sem preocupações literárias.

Diário de ficção

Trata-se de uma obra literária com o formato de anotações pessoais, na qual o (a) autor (a) registra as suas emoções e vivências cotidianas.

A estrutura de um diário

Vocativo

Geralmente é iniciado com “Meu querido diário”, uma vez que não é escrito para uma pessoa específica.

Data

A data é parte essencial de um diário.

Desenvolvimento

É a parte na qual as informações serão detalhadamente registradas.

Assinatura

Para finalizar, há a presença da assinatura, que serve para evidenciar o (a) autor (a) do texto.

 

Exemplo de diário

“Domingo, 14 de junho de 1942
Vou começar a partir do momento em que ganhei você, quando o vi na mesa, no meio dos meus outros presentes de aniversário. (Eu estava junto quando você foi comprado, e com isso eu não contava.)

Na sexta-feira, 12 de junho, acordei às seis horas, o que não é de espantar; afinal, era meu aniversário. Mas não me deixam levantar a essa hora; por isso, tive de controlar minha curiosidade até quinze para as sete. Quando não dava mais para esperar, fui até a sala de jantar, onde Moortje (a gata) me deu as boas-vindas, esfregando-se em minhas pernas.”

(O Diário de Anne Frank)

Relato pessoal

relato pessoal é um gênero textual com função de documentar memórias ou vivências de um indivíduo ou até de um grupo. Esse gênero é muito presente nos ambientes escolares, mas também em editoriais de literatura, páginas de internet e até mesmo no cotidiano, pelo compartilhamento de experiências diárias. O gênero possui tempo, espaço, personagens, e narrador não ficcional, e sua estrutura divide-se em: título, introdução, desenvolvimento, conclusão.

Características e estrutura de um relato pessoal

O relato pessoal se assemelha a uma narração não ficcional, pois conta histórias verídicas de um sujeito, além de conter elementos comuns entre os tipos textuais, como personagem, tempo e espaço. Entretanto, uma diferença básica entre eles é que, segundo alguns autores, o relato, além de não possuir narradores fictícios, como é possível na literatura, foca-se na documentação histórica e não na construção estética/artística.

A natureza desse gênero é subjetiva, visto que, comumente, ele é narrado em 1ª pessoa do singular ou plural, expressando as experiências vividas pelo próprio narrador-personagem. As experiências são escolhidas com base na relevância que possuem, ou seja, há uma seleção criteriosa do que será compartilhado no relato, de modo que o conteúdo não se torne excessivo e, consequentemente, pouco funcional.

Sendo assim, pode-se afirmar que um bom relato pessoal propõe-se a documentar, com veracidade, uma sequência de fatos da realidade de alguém. Por debruçar-se em experiências que já ocorreram, o texto apresenta os verbos no passado, indicando que tais fatos já aconteceram. A linguagem do relato será adaptada ao público com o qual ele será compartilhado, desse modo, um público infantil pode exigir uma linguagem mais simples e acessível, já para um público mais adulto, pode-se exigir uma linguagem mais complexa e formal.

Além dessas características, outros tópicos compõem a estrutura do relato pessoal:

·         Título: o relato pessoal possui título, e ele deve apresentar uma estratégia de impacto, algo que chame a atenção do leitor, que instigue a sua curiosidade e convença-o a tentar a leitura.

·         Introdução: primeiros parágrafos do texto, dedicados a apresentarem e contextualizarem o narrador-personagem e a situação inicial da sequência de fatos.

·         Desenvolvimento: parágrafos centrais dedicados a relatar os fatos da sequência apresentada.

·         Conclusão: encerramento da apresentação de fatos, reflexão sobre as experiências, conclusões após as vivências, mudanças ou outros tipos de desfechos para tudo apresentado durante o relato

 

Como escrever um relato pessoal?

 

Para escrever seu próprio relato pessoal, é necessário refletir e escolher o recorte da linha do tempo que será contado, ou seja, o período de tempo abordado, e o público para o qual o relato será compartilhado, afinal, esse público influenciará no uso da linguagem e na escolha dos fatos que serão contados.

Feitas as escolhas iniciais, comece seu texto com um título que consiga representar o relato e, ao mesmo tempo, instigar o público a ler o texto. Em seguida, no corpo do texto, inicie com a introdução, apresentando a si e ao contexto no qual o relato se insere, especificamente no ponto inicial da linha do tempo.

No desenvolvimento, compartilhe os fatos escolhidos para o relato, acrescentando os detalhes subjetivos da experiência sempre que relevantes ao texto e ao público. Por fim, na conclusão, retome os tópicos desenvolvidos e apresente suas conclusões, mudanças e reflexões a respeito do que foi vivenciado.

Exemplos de relato pessoal

Como mencionado, o relato pessoal é muito utilizado nos livros didáticos, mas também há outros gêneros que o exploram, como:

·         Editoriais literários: comumente apresentam sequência de fatos vividos por escritores.

·         Livros de memórias: obras que se dedicam a apresentar vivências de um sujeito ao longo de um tempo.

·         Folhetos: curtos textos de divulgação popular que podem apresentar as experiências de vida de um sujeito por um breve período.

·         Prefácios e posfácios de obras: curtos textos presentes no início ou final de livros e que costumam apresentar relatos de experiências do autor ou do processo de pesquisa e escrita da obra.

·         Sites dos autores: páginas da web que costumam apresentar, entre os tópicos, curtos relatos sobre a vida do autor.

·         Blogs: páginas da web que, quando pertencentes a um sujeito individual, costumam apresentar diferentes postagens com relatos de experiências.

Em todos esses casos, o relato pessoal é utilizado como um veículo de compartilhar, com determinado público, experiências vividas na realidade e que geraram reflexões no autor, que compartilha suas impressões subjetivas sobre todo o processo.

Relato oral e relato escrito

relato pessoal oral é aquele em que se compartilha experiências pela fala, não pela escrita. Esse é um gênero muito presente em diferentes atividades cotidianas ou profissionais. Na maioria desses casos, utiliza-se a modalidade oral de relato, que significa dizer que, no lugar da escrita, a fala é que vai veicular o comunicado. Nesse caso, é comum que se apresentem algumas variações, tendo-se em vista que o locutor pode interagir com o público, acrescentar explicações e detalhes para dúvidas, entre outras ações pertinentes ao diálogo oral, mas não ao escrito.

O relato pessoal escrito, por sua vez, apesar de possuir a mesma função, apresenta diferenças na composição e apresentação do texto, tendo-se em vista o tamanho do texto, a quantidade de páginas, as diferenças entre ler e ouvir, as necessidades textuais de coesão e coerência na escrita, a falta de interação etc. Assim, o relato escrito apresenta uma estrutura mais fixa e estrategicamente seguida para alcançar os objetivos.

 

ATIVIDADE


ESCOLA:

PROFESSOR: Marcos Arakaki

DISCIPLINA: PORTUGUÊS

ESTUDANTE/ NOME:

SÉRIE:


Atividade no Google Form:        https://forms.gle/imUoCZ5nMZgbftcX6


PORTUGUÊS – DIÁRIO E RELATO PESSOAL  


Exercício 1 - Sobre gênero textual do diário, é correto afirmar:


a) Classe gramatical que expressa ações e acontecimentos, estados ou fenômenos naturais, de acordo com o sujeito que executa o verbo e com o tempo em que a ação foi executada.

b) é um gênero textual escrito em linguagem informal, sempre registra a data e, geralmente, tem o próprio escritor como destinatário. Normalmente é utilizado para apontar os acontecimentos importantes do dia a dia, com o objetivo de guardar as lembranças e desabafar...

c) Classe de palavra que vem antes do substantivo, indicando se ele é determinado ou indeterminado.


Exercício 2 - Sobre gênero textual do relato pessoal, é correto afirmar:


a) é um gênero textual escrito em linguagem informal, sempre registra a data e, geralmente, tem o próprio escritor como destinatário. Normalmente é utilizado para apontar os acontecimentos importantes do dia a dia, com o objetivo de guardar as lembranças e desabafar...

b) Classe de palavra que vem antes do substantivo, indicando se ele é determinado ou indeterminado.

c) é um gênero textual com função de documentar memórias ou vivências de um indivíduo ou até de um grupo. Esse gênero é muito presente nos ambientes escolares, mas também em editoriais de literatura, páginas de internet e até mesmo no cotidiano, pelo compartilhamento de experiências diárias. O gênero possui tempo, espaço, personagens, e narrador não ficcional, e sua estrutura divide-se em: título, introdução, desenvolvimento, conclusão.


Exercício 3 – Quais podem ser considerados estruturas de um diário?


 a) Presente, Futuro e Passado.

b) Vocativo, data,.desenvolvimento e assinatura

c) Café, pão e queijo



Exercício 4 – Escreva um pequeno exemplo de diário ou relato pessoal de um dia no seu cotidiano ou de um acontecimento memorável.

 


 


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