segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

UM CONTO DE NATAL, DE CHARLIE DICKENS

 


Olá, sou Marcos, professor de inglês e hoje será uma aula apenas para curtir o clima natalino conhecendo uma das obras mais famosas de Charles Dickens (1812-1870), “Um Conto de Natal” (“Christmas Carol”, no original). Charles Dickens foi um escritor inglês, autor dos romances “David Copperfield”, “Oliver Twist”, “Christmas Carol”, entre outros. Foi o mais popular e humano dos romancistas ingleses.

Mestre do suspense, do humor satírico e da crítica social, que retrata a Londres de sua época. Foi recebido pela Rainha Vitória como um grande representante das letras inglesas.

UM CONTO DE NATAL, DE CHARLIE DICKENS

https://www.youtube.com/watch?v=p40cL2TDaJc

 


Um conto de Natal conta a história de Scrooge, um senhor avarento, ranzinza, que não suporta o Natal e nem faz questão de ser uma pessoa agradável com quem passa pelo seu caminho.

Na véspera de Natal, quando chega em sua casa, algumas coisas bizarras começam a acontecer. Entre elas, o fantasma de Marley, seu antigo sócio que morreu há alguns anos, aparece de uma forma medonha – cheio de correntes presas em sua cintura – com um recado: enquanto vivo, ele tinha sido exatamente como Scrooge e sua punição estava sendo vagar por toda a eternidade carregando essas correntes, mas ainda havia esperança para Scrooge. Naquela noite, três Fantasmas do Natal iriam visitá-lo e levá-lo para refletir sobre seus atos.

O Fantasma do Natal Passado leva Scrooge para revisitar alguns momentos de seu passado e, com isso, pessoas que eram importantes para ele. O Fantasma do Natal Presente, leva Scrooge para a casa de seu único funcionário, para que possa ver como ele e sua família estão vivendo (ou melhor, sobrevivendo). E o Fantasma do Natal Futuro leva Scrooge para, obviamente, o futuro.

Com essa história – que Dickens escreveu em menos de um mês – ele conseguiu salvar o Natal em uma época em que essa comemoração estava em declínio por conta do êxodo rural e da crescente desigualdade social, em que muitas pessoas viviam em condições miseráveis. Dickens aproveitou para fazer uma crítica social e tentar reacender nas pessoas o espírito natalino de generosidade e caridade.

O livro foi um sucesso tão grande que popularizou a expressão Feliz Natal (Merry Christmas) e se tornou um clássico de Natal que inspirou e inspira até hoje muitas adaptações em diferentes formatos (filmes, séries, livros, contos…).

Fonte:

https://melinasouza.com/um-conto-de-natal-charles-dickens/


Ebenezer SCROOGE 1970 - O Adorável Avarento [PORTUGUES] DUBLADO

https://www.youtube.com/watch?v=m94K7mkvHnY



 

Um Conto de Natal 1984 Dublado

https://youtu.be/-3k4UAHKmrI



 

Por que Charles Dickens é tão extraordinário e atual?

https://www.youtube.com/watch?v=Zt6HUNml-Dg



Resolver os problemas do mundo. Essa era a força motriz por trás da escrita de Charles Dickens. Acostumado com livros, viagens e estudos em escolas particulares, o pequeno Charles vê sua realidade mudar quando os negócios de seu pai se complicam e, aos doze anos, ele começa a trabalhar em uma fábrica de graxa enquanto sua família está na prisão. Apesar de esconder tal fato em sua vida pessoal, esse trauma criou em Dickens a missão de usar a sua escrita como uma forma de denunciar os problemas da sociedade – sem deixar de lado personagens cativantes, momentos bem-humorados e até mesmo finais felizes. Nesse vídeo, a Livia conta um pouco sobre a vida e a obra do escritor inglês que, dois séculos depois, permanece extremamente atual e pertinente


Nenhum comentário:

Postar um comentário