terça-feira, 23 de março de 2021

PMSR - SME - História em Quadrinhos - Português - 6º A

 


Olá, sou professor Marcos, e hoje será uma aula sobre Histórias em Quadrinhos (abreviados como HQs), e HQs é o nome dado à arte de narrar histórias por meio de desenhos e textos dispostos em sequência, normalmente na horizontal. Geralmente apresentando a linguagem mista: Verbal e Não-Verbal. As HQs estão presentes muitos nas avaliações, testes, concursos, além de serem publicados em jornais, revistas e gibis, as HQs são considerados como um gênero textual que além de divertir podem também passar mensagens voltadas para teores mais educativos, filosóficos, artísticos, assim como filmes, séries e programas de TV. Lembro que lia bastante as HQs da Turma da Mônica, da Turma do Mickey, e depois dos super heróis da Marvel e DC, entre muitos outros, porque eram de certa forma, muito divertidos. Pro alto e avante!

História em Quadrinhos – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental

https://youtu.be/qukUkgJGvgY

 


Gênero textual: História em quadrinhos

https://www.youtube.com/watch?v=jYPQDZwbUJA

 


 

História em Quadrinhos

As histórias em quadrinhos integram os 11 tipos de arte reconhecidos no mundo. São muito apreciadas pelo público jovem por ser uma maneira despojada e divertida de contar histórias.

O que é História em Quadrinhos?

História em quadrinhos - ou HQ - é o nome dado à arte de narrar histórias por meio de desenhos e textos dispostos em sequência, normalmente na horizontal.

Essas histórias possuem os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. No geral, apresentam linguagem verbal e não-verbal.

Os artistas utilizam diversos recursos gráficos nesse gênero textual com o intuito de trazer o leitor para "dentro" da história contada. Para comunicar as falas das personagens, por exemplo, são empregados balões com textos escritos. O formato desses balões também transmite intenções distintas.


Por exemplo, balões com linhas contínuas sugerem uma fala em tom normal; os balões com linhas tracejadas indicam que a personagem está sussurrando; os que apresentam contornos em forma de nuvens apontam pensamentos; já os balões com traços pontiagudos exibem gritos.

Outro recurso bastante explorado são as onomatopeias (Onomatopeia ou mimologia, é uma figura de linguagem na qual se reproduz um som por meio de fonemas. A forma adjetiva é onomatopeico ou onomatopaico. Ruídos, gritos, sons de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopéias)., definidas como palavras que tentam reproduzir os sons. Exemplo: “cabrum”, como o som de trovão; “tic-tac”, como o som dos ponteiros do relógio, entre outros.

Também é bastante explorado o uso de letras de tipos diferentes e sinais de pontuação, sembre buscando a interação com o leitor.

Os suportes mais usados para a publicação das histórias em quadrinhos são os jornais, as revistas e os gibis.

 

Origem das Histórias em Quadrinhos

A primeira história em quadrinhos com as características que conhecemos hoje foi publicada nos EUA em 1894 em uma revista chamada Truth, pelo americano Richard Outcault. Meses mais tarde, o jornal New York World começou a publicá-la oficialmente.

Essa HQ intitulou-se “The Yellow Kid” e narrava as peripécias de uma criança que vivia nos guetos de Nova Iorque, sempre vestida com uma grande camisola amarela.


A personagem comunicava-se por meio de gírias, numa linguagem bastante coloquial, e trazia reflexões acerca da sociedade de consumo e de questões raciais e urbanas.

História em Quadrinhos no Brasil

No Brasil, a primeira revista em quadrinhos chamou-se O Tico-Tico e foi publicada em 1905 pelo periódico O Malho.

Idealizada pelo artista Renato de Castro, foi influenciada pela HQ francesa La Semaine de Suzette e teve como personagem mais popular o garoto Chiquinho.

Mas foi apenas em 1960 que o público brasileiro teve um gibi inteiramente colorido com a publicação de A Turma do Pererê, do cartunista Ziraldo. O gibi foi apresentado pela Editora O Cruzeiro e trazia personagens inspirados na cultura nacional.

Em 1964 o gibi foi retirado de circulação por conta da censura instaurada durante a ditadura militar e só voltou a ser publicado novamente em 1975.

Foi também na década de 60 que surgiu a história em quadrinhos mais conhecida do Brasil, a Turma da Mônica, criada pelo paulistano Maurício de Souza. A revistinha fez tanto sucesso que hoje é publicada em mais 40 países e traduzida em 14 idiomas.

História em Quadrinhos pelo Mundo

As histórias em quadrinhos estão presentes em todo o mundo e existem várias personagens emblemáticas.

Uma delas é Mafalda, criação do cartunista argentino Quino no ano de 1964. Nessa tirinha, a garota de aproximadamente 6 anos de idade possui um pensamento reflexivo e questionador acerca da realidade mundial, sempre trazendo um ponto de vista humanista sobre as situações.

Mafalda é muito conhecida em toda a América Latina e na Europa e se tornou um símbolo argentino.



Outra HQ notável é Calvin and Hobbes (intitulada Calvin e Haroldo no Brasil). Criada em 1985 pelo americano Bill Watterson, as tirinhas foram exibidas em jornais até o ano de 1995.

Nela, o garoto Calvin vive as maiores aventuras e uma amizade profunda com o tigre Haroldo - que na realidade não passa de um bicho de pelúcia.


Graphic Novel

As graphic novels – Romance Gráfico em português – são HQs que apresentam conteúdos voltados para o público adulto. Com histórias longas, densas e elaboradas como os romances, geralmente usam como suporte livros com edições caprichadas, papéis e impressões de alta qualidade.

Como exemplo importante dessa forma de arte temos a obra Maus, de Art Spiegelman, publicada em dua partes, em 1986 e em 1991.

Nesse romance, o autor narra as memórias de sua família pela perspectiva de seu pai, que junto com sua mãe, passou pelos horrores do holocausto na Alemanha nazista. Na história, os judeus são representados pela figura de ratos e os nazistas aparecem como gatos.

Em 1992, Maus ganhou o Prêmio Pulitzer de literatura, oferecido a obras jornalísticas. Foi a primeira vez que uma história em quadrinhos ganha esse tipo de reconhecimento.



Para saber mais sobre quadrinhos:

https://inglesparanoobsrcam.blogspot.com/2018/04/criando-historias-em-quadrinhos.html

 

Charge, Cartum, Tirinhas e Caricatura;

https://inglesparanoobsrcam.blogspot.com/2018/05/charge-cartum-tirinhas-e-caricatura.html


ATIVIDADE


ESCOLA:

PROFESSOR: Marcos Arakaki

DISCIPLINA: PORTUGUÊS

ESTUDANTE/ NOME:

SÉRIE:


Atividade no Google Form:    https://forms.gle/gd8r7et4CZRXKquJ9 



PORTUGUÊS – HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


Exercício 1 - O objetivo do texto é:



1. Alertar ( )

2. Criticar ( )

3. Divertir ( )


Exercício 2 - A tirinha do exercício 1 apresenta:


1. ( )Linguagem Verbal

2. ( )Linguagem Não-Verbal

3. ( )Linguagem Verbal e Não-Verbal



Exercício 3 - Qual o tipo de linguagem utilizada abaixo:

 


1 Linguagem verbal ( )

2 Linguagem não verbal (       )

3 Linguagem mista ( )



Exercício 4

Complete com a palavra certa do conceito exposto:__________ é uma figura de linguagem na qual se reproduz um som por meio de fonemas.



A. Onomatopéia (   )

B. Linguagem (    )

C. HQ  (    )



Exercício 5

Veja a imagem abaixo e veja se você reconhece essas figuras, esses personagens ou referências: Quais deles você reconhece? Quem são? Que personagens de quadrinhos, desenhos, séries, filmes, novelas, etc  você gostaria que estivesse nessa imagem?





domingo, 21 de março de 2021

PMSR - SME - FAMILY - Inglês - 2021

 

Família (FAMILY)

Video introdução Família (Family) Youtube:



https://youtu.be/IKuBIFqbmqs

Olá, a todos! Sou Marcos, professor de inglês, e hoje será uma aula de revisão sobre membros da família e árvore genealógica em inglês. Leiam os textos, vejam os vídeos  e façam a atividade de hoje, que está em pdf, ou em formato texto ou mesmo no Google form, preferencialmente.

 

 

A FAMÍLIA em Inglês - Inglês Minuto - Membros da família em Inglês

 


https://www.youtube.com/watch?v=blK5B3yqJsM

 

Vocabulário:

 

Parents = Pais

Relatives = Parentes

Father = Pai

Mother = Mãe

Son = Filho

Daughter = Filha

Grandfather = Avô

Grandmother = Avó

Grandson = Neto

Granddaughter = Neta

Great Grandfather = bisavô

Great Grandmother = bisavó

Great Grandson = bisneto

Great Granddaughter = bisneta

Brother = irmão

Sister = irmã

Uncle = Tio

Aunt = Tia

Cousin = primo/prima

Nephew = Sobrinho

Niece = Sobrinha

Father-in-law = sogro

Mother-in-law = sogra

Brother-in-law = cunhado

Sisgter-in-law = cunhada

Son-in-law = genro

Daughter-in-law =nora

Stepfamily = é uma família formada por um casal e um ou mais filhos de um casamento anterior

Stepfather = padrasto

Stepmother = madrasta

Stepbrother = filho do padrasto ou madrasta

Stepdaughter = filha da madrasta ou padrasto

Godfather = padrinho

Godmother = madrinha

Godson = afilhado

Goddaughter = afilhada

 

FAMILY TREE (Árvore Genealógica)

Para exemplificar uma árvore genealógica vou utilizar os personagens de uma série animada chamada “Dragon Ball”, levando em conta dos acontecimentos da família de Goku. Não estou incluindo os descendentes de Son Gohan (filho de Son Goku) e Videl, assim como sua neta Pan, pois o gráfico estava cheio.

Vou testar outros programas, mas resumindo a família Goku , começou com os guerreiros Bardock e Gine que tiveram  os filhos Raditz e Kakaroto. Quando Kakaroto chegou na Terra, foi renomeado como Son Goku pelo seu avô adotivo Son Gohan.  Rei Cutelo e sua esposa tiveram uma filha chamada Chichi. Goku e Chichi se casaram e tiveram os filhos Son Gohan e depois, Son Goten.

 

FAMILY GOKU

§  Bardock and his wife Gine gave birth to Raditz and Kakarot.

§  Kakarot landed on Earth and was renamed Son Goku by Grandpa Son Gohan.

§  Ox-King and his spouse gave birth to Chi-Chi.

§  Goku married Chi-Chi.

§  Goku and Chi-Chi had Gohan and Goten.

 

Família Goku

- Bardock e sua esposa Gine deram à luz Raditz e Kakarot.

- Kakarot pousou na Terra e foi renomeado como Son Goku pelo vovô-adotivo Son Gohan.

- Ox-King (Rei Cutelo) e sua esposa deram à luz Chi-Chi.

-Goku se casou com Chi-Chi.

- Goku e Chi-Chi tiveram Gohan e Goten como filhos.



Para saber mais sobre a árvore genealógica da família de Goku:

A ÁRVORE GENEALÓGICA DE GOKU (EI NERD)



https://www.youtube.com/watch?v=zvsD0gX3EUA


Vejam esse outro exemplo da família Simpsons:


Abraham se casou com Mona e tiveram dois filhos, Herb e Homer Simpson;

 Clancy e Jackie se casam e tiveram três filhas, Marge, Patty e Selma;

Homer se casa com Marge e tiveram três filhos: Bart, Lisa e Maggie.

E Selma teve Ling.

 

See this other example from the Simpsons family:

Abraham married Mona and they had two children, Herb and Homer Simpson;

  Clancy and Jackie are married and have three daughters, Marge, Patty and Selma;

Homer marries Marge and they have three children: Bart, Lisa and Maggie.

And Selma had Ling.



Vocabulário Extra:

-Children = crianças

-Child = criança

-Married = casado,casada,  casados

-Husband =Marido

-Wife = Esposa

Observação extra: colocar o apóstrofo (‘) antes de outras palavras indica que a pessoa ou objeto está em posse ou pertence à outra, vejam os exemplos abaixo:

Goku’s house = Casa de Goku

Marcos’ restaurant = Restaurante de Marcos

Son Gohan is Goku’s son  = Son Gohan é o filho de Goku

Bulma is Vegeta’s wife = Bulma é a esposa de Vegeta (ou Vedita)

Bardock is Son Goten’s grandfather = Bardock é o avô de Son Goten.

Qualquer coisa, estarei nas aulas para tirar possíveis dúvidas, e caso perguntem de quem é essa imagem desse velho, é nada mais e nada menos que Albert Einstein (1879-1955), considerado um dos maiores gênios do século XX.  Essa aula e materiais estão disponíveis no blog:

http://inglesparanoobsrcam.blogspot.com/



ATIVIDADE


SCHOOL (escola):

TEACHER (professor): Marcos Arakaki

DISCIPLINE (disciplina): ENGLISH

STUDENT (estudante – seu nome):

CLASSROOM (sala/série):


Atividade no Google Form:     https://forms.gle/XeTgmHE3oQGq1rtX8 



FAMILY  2021


I – Veja essa árvore genealógica da família Simpsons e assinale as opções corretas:



1. Abraham is Homer’s ______! 


A. Mother (    )

B. Father (     )

C.Brother (        )

 

2. Patty is Marge’s______!


A. Aunt (    )

B. Grandfather (     )

C.Sister (        )


3. Bart is Lisa’s ______ !


A. Uncle (    )

B. Brother (     )

C.Cousin (        )


4.Jackie is Maggie’s ____! 


A. Grandmother (    )

B.Granddaughter (     )

C.Mother (        )

 

5. Ling is Mona’s _____________!

 

A. Daughter (    )

B. Granddaughter (     )

C.Nephew (        )


6. How is your family? Draw or write the main branch of your family using the vocabulary learned in English. 

(Como é a família de vocês? Desenhe ou escreva a principal ramificação da família de vocês usando o vocabulário aprendido em inglês.)


 



quarta-feira, 17 de março de 2021

PMSR - SME - PORTUGUÊS – ADJETIVOS 6º A

 


Lingua Portuguesa - Adjetivo - 6° ano (Priscila Freitas)

https://youtu.be/_h4ZG8cwXZc


 

Adjetivo [Prof Noslen]

https://youtu.be/2d6PW3xp2pA

 


Adjetivo – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental

https://youtu.be/_jT2TQLFsMU

 


Adjetivo é a palavra variável que designa uma especificação ao substantivo, caracterizando-o.

Os adjetivos podem ser classificados em:

- primitivos: radicais que por si mesmos apontam qualidades.
Ex.: claro, triste, grande, vermelho.

- derivados: são formados a partir de outros radicais.
Ex.: infeliz, azulado.

- simples: apresentam um único radical em sua estrutura.
Ex.: apavorado, feliz.

- compostos: apresentam pelo menos dois radicais em sua estrutura.
Ex.: ítalo-brasileiro, socioeconômico.

Adjetivos pátrios

São os adjetivos referentes a países, estados, regiões, cidades ou localidades.
Ex.: brasileiro, goiano, carioca, acreano, capixaba.

Flexões dos adjetivos

Os adjetivos apresentam flexões de gênero, número e grau.

Flexão de gênero

Os adjetivos assumem o gênero do substantivo do qual se referem.
Ex.: Uma mulher formosa – um homem formoso
Uma professora ativa – um professor ativo

Quanto ao gênero, os adjetivos podem ser uniformes e biformes.

Os adjetivos biformes apresentam uma forma para o gênero feminino e outra para o masculino.
As formas do feminino são marcadas pelo acréscimo do sufixo –a ao radical:
Ex.: o homem honesto – a mulher honesta, o produtor inglês – a produtora inglesa.

Os adjetivos uniformes possuem uma única forma para o masculino e o feminino:
Ex.: pássaro frágil – ave frágil, escritor ruim – escritora ruim.

Flexão de número


Os adjetivos concordam em número com os substantivos que modificam, assumem a forma singular e plural.
Ex.: político corrupto – políticos corruptos, salário digno – salários dignos.

Os adjetivos compostos merecem maior atenção na formação de plural:

- Nos adjetivos compostos formados por dois adjetivos, apenas o segundo elemento vai para o plural:
Ex.: clínica médico-dentária, clínica médico-dentárias.

- Os adjetivos compostos em que o segundo elemento é um substantivo são invariáveis também em número:
Ex.: recipiente verde-mar - recipientes verde-mar, tinta amarelo-canário – tintas amarelo-canário.


Flexão de grau

Quando se quer comparar ou intensificar as características atribuídas ao substantivo, os adjetivos sofrem variação de grau.
Tem-se o grau comparativo e o grau superlativo.

Grau comparativo

Compara-se a mesma característica atribuída a dois ou mais seres ou duas ou mais característica a um único ser. O grau comparativo pode ser de igualdade, superioridade e de inferioridade, são formados por expressões analíticas que incluem advérbios e conjunções.

a) Grau comparativo de igualdade: Ela é tão exigente quanto justa.
                                                                Ela é tão exigente quanto (ou como) sua mãe.

b) Grau comparativo de superioridade: Seu candidato é mais desonesto (do) que o meu.

c) Grau comparativo de inferioridade: Somo menos passivos (do) que eles.


Grau superlativo

A característica conferida pelo artigo é intensificada de forma relativa ou absoluta.

a) Relativo: a intensificação da característica conferida pelo adjetivo é feita em relação a todos os demais seres de um conjunto que apresentam uma certa qualidade. Pode exprimir superioridade ou inferioridade, e é sempre expresso de forma analítica.
Este é o mais interessante dos livros que li. (superioridade)
Ele é o menos egoísta de todos. (inferioridade)

b) Absoluto: indica que determinado ser apresenta determinada qualidade em alto grau, transmitindo ideia de excesso. Pode assumir forma analítica ou sintética.

- analítico: é formado com a presença de um advérbio:
Você é muito crítico.
A prova de matemática estava extraordinariamente difícil.

- sintético: é expresso com a participação de sufixos.
A prova de matemática estava dificílima.
Este piloto é velocíssimo.

Muitos adjetivos ao receberem um dos sufixos formadores dessa forma de superlativo assumem a forma latina. Como, por exemplo, os adjetivos terminados em –vel, esses assumem a terminação –bilíssimo.
Agradável: agradabilíssimo; volúvel: volubilíssimo.

 

Para mais informações sobre Adjetivo:

https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/adjetivo.htm


ATIVIDADE


ESCOLA:
PROFESSOR: Marcos Arakaki
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
ESTUDANTE/ NOME:
SÉRIE:

Atividade no Google Form:    https://forms.gle/fa4QUjP71jFay9dZA 


PORTUGUÊS – ADJETIVOS  6º A

Exercício 1
Sobre os adjetivos, é correto afirmar:

a) Classe de palavras que se caracteriza por delimitar o substantivo, atribuindo-lhe qualidades, estados, aparência etc.
b) Classe de palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do advérbio.
c) Classe de palavra que vem antes do substantivo, indicando se ele é determinado ou indeterminado.


Exercício 2
Assinale a alternativa correta em relação à classificação dos adjetivos destacados nas frases:

I. Carolina comprou para a mãe um vestido amarelo-claro.
II. Ele estava feliz porque foi aprovado no vestibular.
III. A torcida ficou feliz pela conquista do título.
IV. O mineiro Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos maiores poetas brasileiros.
V. A menina bonita colocou um laço de fita no cabelo e foi para a escola.

a) biforme, pátrio, derivado, primitivo e composto.
b) primitivo, composto, biforme, pátrio e derivado.
c) composto, primitivo, primitivo, pátrio e biforme.

Exercício 3
Assinale a sequência correta em relação aos tipos de adjetivos e suas definições:

I. Adjetivos formados por apenas um radical.
II. Adjetivos formados por dois ou mais radicais.
III. Adjetivos que não são derivados de outra palavra em língua portuguesa.
IV. Adjetivos formados a partir de outros substantivos ou verbos.
V. Adjetivos que se referem à origem ou nacionalidade do substantivo.
( ) pátrios
( ) primitivos
( ) compostos
( ) derivados
( ) simples

a) II, III, V, IV e I
b) V, IV, III, III e I
c) V, III, II, IV e I

Exercício 4
(CESGRANRIO) Assinale a oração em que o termo cego(s) é um adjetivo:

a) Os cegos, habitantes de um mundo esquemático, sabem onde ir...
b) O cego de Ipanema representava naquele momento todas as alegorias da noite escura da alma…
c) Todos os cálculos do cego se desfaziam na turbulência do álcool.
d) Naquele instante era só um pobre cego.
e) ... da Terra que é um globo cego girando no caos.