Substantivo – Língua
Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental
https://www.youtube.com/watch?v=cxqPHPPq1Jc
Substantivo [Prof
Noslen]
https://www.youtube.com/watch?v=8iXiBgCnGv4
O substantivo é a classe de palavras que dá nome a seres, coisas,
sentimentos, processos, estados, fenômenos, substâncias, entre outros. Por
isso, é uma classe
com muitas palavras e é subdividida de acordo com as características
daquilo que nomeia. Os substantivos são variáveis em gênero (masculino ou
feminino), número (singular ou plural) e grau (aumentativo e diminutivo).
Classificação
dos substantivos
Os
substantivos são classificados em: comum ou próprio; concreto ou abstrato;
primitivo ou derivado; simples ou composto. Podem, ainda, ser substantivos
coletivos. Vamos entender essas classificações.
·
Substantivos comuns e substantivos próprios
- Substantivo
comum: é
o nome comum e generalizado que
se dá a uma espécie ou categoria de ser ou coisa, podendo ser aplicado ao
grupo inteiro da mesma espécie ou categoria. Costuma estar em letra
minúscula.
- Substantivo
próprio: é
o nome específico que se dá a um (ou
alguns) indivíduo(s), lugar(es), marca(s), entre outros. O nome próprio
serve para identificar um substantivo em relação aos demais, tornando-o
inconfundível. Costuma estar em letra maiúscula.
substantivo |
|
comum |
próprio |
cachorro |
Doug |
país |
Brasil |
escritor |
Carolina de Jesus |
deus |
Afrodite |
refrigerante |
Coca-Cola |
planeta |
Terra |
- O meu cachorro é engraçado.
- O Doug é engraçado.
Nas duas
sentenças, “cachorro” é um substantivo comum, pois é o nome que se refere a
todo e qualquer cachorro. “Doug” é um substantivo próprio, pois refere-se a um
cachorro especificamente.
·
Substantivos concretos e substantivos abstratos
- Substantivo
concreto: sua existência
é própria e independente, podendo ser fisicamente (como no
caso de seres vivos, objetos inanimados, fenômenos concretos e palpáveis
na realidade) ou mentalmente. Assim, mesmo seres imaginários podem ser
concretos, a partir do momento em que ganham forma no pensamento e são
imaginados como dotados de existência própria.
- Substantivo
abstrato: é
aquele que depende de um ser concreto para
existir, isto é, para ser produzido. A existência do
substantivo abstrato está atrelada a outro substantivo concreto e
totalmente dependente dele, como no caso de sentimentos, anseios ou
fenômenos não palpáveis.
substantivo |
|
concreto |
abstrato |
cimento |
imaginação |
saci-pererê |
mitologia |
dragão |
medo |
água |
sede |
professor |
ensino |
ser humano |
vida |
- Imaginou um anjo no céu.
- A fé dela era inabalável.
Nas
sentenças, “anjo” é um substantivo concreto por representar um ser que,
independentemente de ser real ou imaginado, apresenta-se como dotado de
existência própria. Por outro lado, “fé” é um substantivo abstrato, pois não é
um ser independente, mas depende de outro ser concreto (“ela”, ou seja, uma
pessoa) para existir.
·
Substantivos primitivos e substantivos derivados
- Substantivo
primitivo: é
aquele cujo nome não se origina de outro nome.
Por isso, é um nome que pode originar outros nomes.
- Substantivo
derivado: é
aquele cujo nome origina-se de outro.
Essa origem dá-se comumente por meio do radical de um substantivo
primitivo.
substantivo |
|
primitivo |
derivado |
pedra |
pedreiro |
flor |
floricultura |
lenha |
lenhador |
rato |
ratoeira |
terra |
terreno |
fogo |
fogueira |
·
Substantivos simples e substantivos compostos
- Substantivo
simples: é
aquele que apresenta apenas um radical em
sua forma.
- Substantivo
composto: é
aquele que apresenta mais de um radical
em sua forma. Pode ser formado pela junção de duas ou mais palavras, que
se transformam em uma só por justaposição (nesse caso, ligadas por hífen)
ou por aglutinação.
substantivo |
|
simples |
composto |
roupa |
guarda-roupa |
queda |
paraquedas |
sol |
girassol |
flor |
beija-flor |
retrato |
autorretrato |
plano |
planalto |
segundo |
segunda-feira |
·
Substantivos coletivos
São nomes
usados para representar um grande conjunto de seres ou de objetos de
uma mesma espécie ou classificação. O coletivo fica no singular por já
representar a ideia de um grupo, ou seja, de múltiplos seres.
substantivo |
|
individual |
coletivo |
pessoa |
povo, sociedade |
animais de uma mesma região |
fauna |
plantas de uma mesma região |
flora |
árvore |
floresta |
ilha |
arquipélago |
músico |
banda |
pássaro |
bando |
- Vimos vários pássaros voando para lá.
- Vimos um bando voando
para lá.
Para saber
mais detalhes dessa categoria de substantivos, acesse o nosso texto: Substantivos
coletivos
Gênero dos
substantivos
Na língua
portuguesa, os substantivos são variáveis em dois gêneros: masculino ou feminino.
- Substantivos masculinos são
antepostos pelos artigos o, um, os, uns.
- Substantivos femininos são
antepostos pelos artigos a, uma, as, umas.
De acordo com
certas regras em relação aos gêneros, os substantivos podem ser classificados
em biformes ou uniformes. Os substantivos uniformes podem, ainda, ser sobrecomuns,
comuns de dois gêneros ou epicenos. Vamos entender melhor.
·
Substantivos biformes
Como o nome
indica, esses substantivos têm duas formas diferentes de acordo com o
gênero do substantivo que nomeiam, normalmente tendo o
final da palavra alterado.
substantivo |
|
masculino |
feminino |
o mecânico |
a mecânica |
o professor |
a professora |
o leão |
a leoa |
o maestro |
a maestrina |
Vale lembrar
que, em alguns casos especiais, o gênero pode indicar certas diferenças
específicas:
o
jarro – a jarra
A jarra é um
tipo específico de jarro.
o
barco – a barca
A barca é um
tipo de barco muito maior do que os barcos comuns.
·
Substantivos uniformes
Apresentam apenas uma única forma. Há condições
diferentes para classificar o gênero desse tipo de substantivo, conforme
aprenderemos a seguir.
Alguns
substantivos existem apenas em um gênero, como é
o caso de muitos seres não vivos:
- o amor
- a ponte
- um riacho
- uma mesa
·
Substantivos sobrecomuns
São aqueles
que têm
um só gênero, mas são usados para pessoas. Por exemplo:
- a criança
- o gênio
- a vítima
- o cônjuge
Veja mais
informações sobre esse tipo de substantivos, acessando: O que são os substantivos sobrecomuns?
·
Substantivos comuns de dois gêneros
Existem nos
dois gêneros, mas de forma invariável, permanecendo sempre os mesmos. A
identificação é feita pelo uso de outras palavras que determinam o gênero, como
o artigo, o adjetivo ou o pronome que os acompanham:
- o/a estudante
- o/a policial
- o/a atleta
- o/a gerente
Entenda
melhor como ocorre essa forma de flexão de gênero lendo o texto: Substantivos comuns de dois gêneros.
·
Substantivos epicenos
São invariáveis
e referem-se a animais. Podem ser acompanhados de termos como “macho” ou
“fêmea” para fazer a diferenciação. Exemplos:
- a cobra
- o crocodilo
- a andorinha
- o guepardo (macho ou fêmea)
Número dos substantivos
Os
substantivos também são variáveis em número, podendo ser singular
ou plural. A regra mais comum na língua portuguesa para indicar
o plural é o acréscimo da letra -s ao final das palavras. Observe:
substantivo |
|
singular |
plural |
sapo |
sapos |
maçã |
maçãs |
garota |
garotas |
campo |
campos |
No entanto, o
final de algumas palavras exige que certas adaptações sejam feitas, não
bastando apenas acrescentar a letra -s. Assim, é mais comum que: palavras que
terminam com -m no singular passem para -ns no plural; palavras terminadas em
-s, -r ou -z no singular passem para -es no plural; palavras terminadas em -el
no singular passem para -éis no plural; e palavras terminadas em -ão no
singular passem para -ões, -ãos ou -ães no plural.
Vejamos os
exemplos:
substantivo terminado em -m |
|
singular |
plural |
nuvem |
nuvens |
jardim |
jardins |
bombom |
bombons |
substantivo terminado em -s, -r -z |
|
singular |
plural |
português |
portugueses |
amor |
amores |
rapaz |
rapazes |
substantivo terminado em -el |
|
singular |
plural |
anel |
anéis |
quartel |
quartéis |
cascavel |
cascavéis |
substantivo terminado em -ão |
|
singular |
plural |
sermão |
sermões |
irmão |
irmãos |
pão |
pães |
Alguns
substantivos não mudam sua forma, sendo a mesma
palavra para o singular e para o plural. Costuma ser o caso de substantivos
terminados em -x ou de proparoxítonas e paroxítonas terminadas em -s. É
necessário observar o contexto para saber se trata-se de singular ou plural,
observando artigo, adjetivo e pronomes que acompanham o substantivo.
substantivo terminado em -x ou paroxítona e proparoxítona terminada em -s |
|
singular |
plural |
a xérox |
as xérox |
o tênis |
os tênis |
o ônibus |
os ônibus |
Atenção: “os óculos” é um substantivo plural,
popularizado dessa forma. O singular de óculos é “o óculo”.
Grau dos substantivos
Os
substantivos também costumam ser variáveis em grau, o que significa que podem
ser intensificados ou reduzidos. Isso normalmente ocorre com o
uso do aumentativo e do diminutivo,
que podem fazer referência ao tamanho do substantivo. O uso do diminutivo
também pode passar a ideia de carinho ou de menosprezo, enquanto o uso do
aumentativo pode passar a ideia de admiração ou de chacota.
O diminutivo
costuma ser feito com o uso dos sufixos -inho (masculino) ou -inha (feminino).
Para o aumentativo, é mais comum o uso dos sufixos -ão (masculino) ou -ona
(feminino).
substantivo |
||
|
diminutivo |
aumentativo |
amigo |
amiguinho |
amigão |
gata |
gatinha |
gatona |
bobo |
bobinho |
bobão |
planta |
plantinha |
plantona |
Para entender mais sobre Substantivos:
https://escolakids.uol.com.br/portugues/substantivos.htm
ATIVIDADE
ESCOLA: EMEIF Rita de Cássia Almeida Mesquita
PROFESSOR: Marcos Arakaki
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
ESTUDANTE/ NOME:
SÉRIE:
Atividade no Google Form: https://forms.gle/USH4U1DDfAXz4dR68
PORTUGUÊS – SUBSTANTIVO 6º A
Exercício 1
O que é Substantivo?:
1. Palavra com verbo. ( )
2. É a classe de palavras que dá nome a seres, coisas, sentimentos, processos, estados, fenômenos, substâncias, entre outros ( )
3. É a classe que cria adjetivos ( )
Exercício 2
Marque a opção que só tem substantivos próprios:
1. ( )mesa, cadeira e banco.
2. ( )carta, medo, dragão.
3. ( )Wanda, Pucah, Goku.
Exercício 3
Marque a opção que possui apenas substantivos abstratos:
1 cimento, água, professor ( )
2 imaginação, vida, sorte ( )
3 Caio, Carol, Covid ( )
Exercício 4
Assinale a alternativa em que o substantivo simples NÃO está correspondendo com seu substantivo composto.
A. sol – beija-flor
B. plano - planalto
C. queda - paraquedas
Exercício 5
Assinale a alternativa que é um substantivo biforme:
A. a ponte
B. a vítima
C. a professora
Exercício 6
Assinale a alternativa que NÃO possui substantivos comuns de dois gêneros:
A. a estudante / o estudante
B. um riacho / uma riacha
C. o policial / a policial
Exercício 7
Marque a alternativa em que o plural dos substantivos está incorreto:
A. garota / garotas
B. irmão / irmã
C. anel / anéis
Nenhum comentário:
Postar um comentário