terça-feira, 23 de março de 2021

PMSR - SME - História em Quadrinhos - Português - 6º A

 


Olá, sou professor Marcos, e hoje será uma aula sobre Histórias em Quadrinhos (abreviados como HQs), e HQs é o nome dado à arte de narrar histórias por meio de desenhos e textos dispostos em sequência, normalmente na horizontal. Geralmente apresentando a linguagem mista: Verbal e Não-Verbal. As HQs estão presentes muitos nas avaliações, testes, concursos, além de serem publicados em jornais, revistas e gibis, as HQs são considerados como um gênero textual que além de divertir podem também passar mensagens voltadas para teores mais educativos, filosóficos, artísticos, assim como filmes, séries e programas de TV. Lembro que lia bastante as HQs da Turma da Mônica, da Turma do Mickey, e depois dos super heróis da Marvel e DC, entre muitos outros, porque eram de certa forma, muito divertidos. Pro alto e avante!

História em Quadrinhos – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental

https://youtu.be/qukUkgJGvgY

 


Gênero textual: História em quadrinhos

https://www.youtube.com/watch?v=jYPQDZwbUJA

 


 

História em Quadrinhos

As histórias em quadrinhos integram os 11 tipos de arte reconhecidos no mundo. São muito apreciadas pelo público jovem por ser uma maneira despojada e divertida de contar histórias.

O que é História em Quadrinhos?

História em quadrinhos - ou HQ - é o nome dado à arte de narrar histórias por meio de desenhos e textos dispostos em sequência, normalmente na horizontal.

Essas histórias possuem os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. No geral, apresentam linguagem verbal e não-verbal.

Os artistas utilizam diversos recursos gráficos nesse gênero textual com o intuito de trazer o leitor para "dentro" da história contada. Para comunicar as falas das personagens, por exemplo, são empregados balões com textos escritos. O formato desses balões também transmite intenções distintas.


Por exemplo, balões com linhas contínuas sugerem uma fala em tom normal; os balões com linhas tracejadas indicam que a personagem está sussurrando; os que apresentam contornos em forma de nuvens apontam pensamentos; já os balões com traços pontiagudos exibem gritos.

Outro recurso bastante explorado são as onomatopeias (Onomatopeia ou mimologia, é uma figura de linguagem na qual se reproduz um som por meio de fonemas. A forma adjetiva é onomatopeico ou onomatopaico. Ruídos, gritos, sons de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopéias)., definidas como palavras que tentam reproduzir os sons. Exemplo: “cabrum”, como o som de trovão; “tic-tac”, como o som dos ponteiros do relógio, entre outros.

Também é bastante explorado o uso de letras de tipos diferentes e sinais de pontuação, sembre buscando a interação com o leitor.

Os suportes mais usados para a publicação das histórias em quadrinhos são os jornais, as revistas e os gibis.

 

Origem das Histórias em Quadrinhos

A primeira história em quadrinhos com as características que conhecemos hoje foi publicada nos EUA em 1894 em uma revista chamada Truth, pelo americano Richard Outcault. Meses mais tarde, o jornal New York World começou a publicá-la oficialmente.

Essa HQ intitulou-se “The Yellow Kid” e narrava as peripécias de uma criança que vivia nos guetos de Nova Iorque, sempre vestida com uma grande camisola amarela.


A personagem comunicava-se por meio de gírias, numa linguagem bastante coloquial, e trazia reflexões acerca da sociedade de consumo e de questões raciais e urbanas.

História em Quadrinhos no Brasil

No Brasil, a primeira revista em quadrinhos chamou-se O Tico-Tico e foi publicada em 1905 pelo periódico O Malho.

Idealizada pelo artista Renato de Castro, foi influenciada pela HQ francesa La Semaine de Suzette e teve como personagem mais popular o garoto Chiquinho.

Mas foi apenas em 1960 que o público brasileiro teve um gibi inteiramente colorido com a publicação de A Turma do Pererê, do cartunista Ziraldo. O gibi foi apresentado pela Editora O Cruzeiro e trazia personagens inspirados na cultura nacional.

Em 1964 o gibi foi retirado de circulação por conta da censura instaurada durante a ditadura militar e só voltou a ser publicado novamente em 1975.

Foi também na década de 60 que surgiu a história em quadrinhos mais conhecida do Brasil, a Turma da Mônica, criada pelo paulistano Maurício de Souza. A revistinha fez tanto sucesso que hoje é publicada em mais 40 países e traduzida em 14 idiomas.

História em Quadrinhos pelo Mundo

As histórias em quadrinhos estão presentes em todo o mundo e existem várias personagens emblemáticas.

Uma delas é Mafalda, criação do cartunista argentino Quino no ano de 1964. Nessa tirinha, a garota de aproximadamente 6 anos de idade possui um pensamento reflexivo e questionador acerca da realidade mundial, sempre trazendo um ponto de vista humanista sobre as situações.

Mafalda é muito conhecida em toda a América Latina e na Europa e se tornou um símbolo argentino.



Outra HQ notável é Calvin and Hobbes (intitulada Calvin e Haroldo no Brasil). Criada em 1985 pelo americano Bill Watterson, as tirinhas foram exibidas em jornais até o ano de 1995.

Nela, o garoto Calvin vive as maiores aventuras e uma amizade profunda com o tigre Haroldo - que na realidade não passa de um bicho de pelúcia.


Graphic Novel

As graphic novels – Romance Gráfico em português – são HQs que apresentam conteúdos voltados para o público adulto. Com histórias longas, densas e elaboradas como os romances, geralmente usam como suporte livros com edições caprichadas, papéis e impressões de alta qualidade.

Como exemplo importante dessa forma de arte temos a obra Maus, de Art Spiegelman, publicada em dua partes, em 1986 e em 1991.

Nesse romance, o autor narra as memórias de sua família pela perspectiva de seu pai, que junto com sua mãe, passou pelos horrores do holocausto na Alemanha nazista. Na história, os judeus são representados pela figura de ratos e os nazistas aparecem como gatos.

Em 1992, Maus ganhou o Prêmio Pulitzer de literatura, oferecido a obras jornalísticas. Foi a primeira vez que uma história em quadrinhos ganha esse tipo de reconhecimento.



Para saber mais sobre quadrinhos:

https://inglesparanoobsrcam.blogspot.com/2018/04/criando-historias-em-quadrinhos.html

 

Charge, Cartum, Tirinhas e Caricatura;

https://inglesparanoobsrcam.blogspot.com/2018/05/charge-cartum-tirinhas-e-caricatura.html


ATIVIDADE


ESCOLA:

PROFESSOR: Marcos Arakaki

DISCIPLINA: PORTUGUÊS

ESTUDANTE/ NOME:

SÉRIE:


Atividade no Google Form:    https://forms.gle/gd8r7et4CZRXKquJ9 



PORTUGUÊS – HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


Exercício 1 - O objetivo do texto é:



1. Alertar ( )

2. Criticar ( )

3. Divertir ( )


Exercício 2 - A tirinha do exercício 1 apresenta:


1. ( )Linguagem Verbal

2. ( )Linguagem Não-Verbal

3. ( )Linguagem Verbal e Não-Verbal



Exercício 3 - Qual o tipo de linguagem utilizada abaixo:

 


1 Linguagem verbal ( )

2 Linguagem não verbal (       )

3 Linguagem mista ( )



Exercício 4

Complete com a palavra certa do conceito exposto:__________ é uma figura de linguagem na qual se reproduz um som por meio de fonemas.



A. Onomatopéia (   )

B. Linguagem (    )

C. HQ  (    )



Exercício 5

Veja a imagem abaixo e veja se você reconhece essas figuras, esses personagens ou referências: Quais deles você reconhece? Quem são? Que personagens de quadrinhos, desenhos, séries, filmes, novelas, etc  você gostaria que estivesse nessa imagem?





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