Artigo – Língua Portuguesa
– 6º ano – Ensino Fundamental
O artigo é a classe que
acompanha o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Além de marcar
gênero e número, o artigo se combina com outras classes, contribuindo para a
construção de frases.
Antes de aprendermos sobre este assunto, observaremos
atentamente os termos destacados:
O
garoto
Um brinquedo
A bola
Uma maçã
Podemos perceber que os substantivos: garoto,
brinquedo, bola e maçã estão acompanhados pelos termos: O, um, a,
uma.
Esses termos são denominados de artigos.
Agora que já conhecemos, vamos conceituar o que
realmente é o artigo:
O
artigo é o termo que acompanha o substantivo com a função de determinar ou especificar.
Quando falamos em determinar, logo devemos
pensar da seguinte forma:
A garota – A afirmação está sendo feita sobre uma
pessoa, que é a garota.
Poderia também ser o amigo, a
professora, ou qualquer outra pessoa de um modo geral.
Já a palavra especificar, significa que estamos nos referindo a uma pessoa, objeto, animal ou a
qualquer outro ser, de maneira particular. Como por exemplo, ao dizermos “uma
menina”, estamos nos referindo a uma menina somente, e não a todas as meninas.
De acordo com a subdivisão dos artigos, temos:
Artigos definidos – o, a, os, as.
Artigos indefinidos – um, uma, uns, umas.
ATIVIDADE
ESCOLA:
PROFESSOR: Marcos Arakaki
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
ESTUDANTE/ NOME:
SÉRIE:
Atividade no Google Form: https://forms.gle/GZBR64qqDb51FKk1A
PORTUGUÊS – ARTIGOS 6º A
Era uma vez o tempo
O tempo do tic tac do relógio e do alarme de despertar. O tempo que dura o dia. Que a gente tem para terminar uma prova. Ou o tempo que dura um filme. O tempo que surgiu junto com tudo mais que existe. Porque, em todo _____ universo, só existem três coisas: energia (e toda a matéria que existe e que forma as estrelas, os planetas e você), espaço e tempo.
O tempo surgiu. O tempo passou e surgiu o nosso Sol. Surgiu a Terra. A vida. E finalmente os seres humanos. E a gente se encontrou, então, com esse protagonista, que é o senhor de tudo!
Luiza Lages. Disponível em:
<https://minasfazciencia.com.br/infantil/2020/11/03/a-invencao-das-horas/>.
Exercício 1 - Observe esta passagem do texto:
“Ou o tempo que dura um filme.”
Nessa passagem, há um artigo que dá um sentido determinado:
a) ( ) ao substantivo “tempo”.
b) ( ) ao substantivo “filme”.
c) ( ) ao substantivo “tempo” e ao substantivo “filme”.
Exercício 2 - Identifique, no início do texto, a palavra que é a contração da preposição “de” com o artigo definido “o”:
a) da
b) do
c) di
Exercício 3
Complete o espaço a seguir com o artigo que define o substantivo “universo”: “Porque, em todo _ universo, só existem três coisas [...]”
a) a
b) o
c) Os
Exercício 4
No trecho “[...] forma as estrelas, os planetas [...]”, os artigos têm em comum:
a) ( ) o gênero.
b) ( ) o número.
c) ( ) o gênero e o número.
Exercício 5
Na passagem “E a gente se encontrou, então, com esse protagonista [...]”, o artigo definido compõe a expressão destacada, que é de uso:
a) ( ) formal.
b) ( ) informal.
c) ( ) regional.
Exercício 6
Na passagem “Que a gente tem para terminar uma prova”, o artigo indefinido dá um sentido indeterminado para:
a) ( ) gente.
b) ( ) terminar.
c) ( ) prova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário