terça-feira, 13 de abril de 2021

Artigo – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental - PMSR - SME - 2021

 


Artigo – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental

https://youtu.be/kAsAFBfAaVE

O artigo é a classe que acompanha o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Além de marcar gênero e número, o artigo se combina com outras classes, contribuindo para a construção de frases.

 

Antes de aprendermos sobre este assunto, observaremos atentamente os termos destacados:

O garoto
Um brinquedo
A bola
Uma maçã


Podemos perceber que os substantivos: 
garoto, brinquedo, bola e maçã estão acompanhados pelos termos: O, um, a, uma.

 

Esses termos são denominados de artigos.
Agora que já conhecemos, vamos conceituar o que realmente é o artigo:

O artigo é o termo que acompanha o substantivo com a função de determinar ou especificar.

Quando falamos em determinar, logo devemos pensar da seguinte forma:

A garota – A afirmação está sendo feita sobre uma pessoa, que é a garota.
Poderia também ser o 
amigo, a professora, ou qualquer outra pessoa de um modo geral.

Já a palavra especificar, significa que estamos nos referindo a uma pessoa, objeto, animal ou a qualquer outro ser, de maneira particular. Como por exemplo, ao dizermos “uma menina”, estamos nos referindo a uma menina somente, e não a todas as meninas.

De acordo com a subdivisão dos artigos, temos:

Artigos definidos – o, a, os, as.
Artigos indefinidos – um, uma, uns, umas.

 

ATIVIDADE



ESCOLA:

PROFESSOR: Marcos Arakaki

DISCIPLINA: PORTUGUÊS

ESTUDANTE/ NOME:

SÉRIE:


Atividade no Google Form:     https://forms.gle/GZBR64qqDb51FKk1A


PORTUGUÊS – ARTIGOS  6º A


Era uma vez o tempo

    O tempo do tic tac do relógio e do alarme de despertar. O tempo que dura o dia. Que a gente tem para terminar uma prova. Ou o tempo que dura um filme. O tempo que surgiu junto com tudo mais que existe. Porque, em todo _____ universo, só existem três coisas: energia (e toda a matéria que existe e que forma as estrelas, os planetas e você), espaço e tempo.

    O tempo surgiu. O tempo passou e surgiu o nosso Sol. Surgiu a Terra. A vida. E finalmente os seres humanos. E a gente se encontrou, então, com esse protagonista, que é o senhor de tudo!


Luiza Lages. Disponível em:

<https://minasfazciencia.com.br/infantil/2020/11/03/a-invencao-das-horas/>.


Exercício 1 - Observe esta passagem do texto:

 “Ou o tempo que dura um filme.”

Nessa passagem, há um artigo que dá um sentido determinado:


a) (     ) ao substantivo “tempo”.

b) (     ) ao substantivo “filme”.

c) (     ) ao substantivo “tempo” e ao substantivo “filme”.


Exercício 2 - Identifique, no início do texto, a palavra que é a contração da preposição “de” com o artigo definido “o”:

a) da

b) do

c) di


Exercício 3


Complete o espaço a seguir com o artigo que define o substantivo “universo”: “Porque, em todo _ universo, só existem três coisas [...]”

a) a

b) o

c) Os


Exercício 4


No trecho “[...] forma as estrelas, os planetas [...]”, os artigos têm em comum:


a) ( ) o gênero.

b) (  ) o número.

c) ( ) o gênero e o número.



Exercício 5


Na passagem “E a gente se encontrou, então, com esse protagonista [...]”, o artigo definido compõe a expressão destacada, que é de uso:

a) ( ) formal.

b) (  ) informal.

c) ( ) regional.


Exercício 6


Na passagem “Que a gente tem para terminar uma prova”, o artigo indefinido dá um sentido indeterminado para:

a) ( ) gente.

b) (  ) terminar.

c) ( ) prova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário