terça-feira, 20 de abril de 2021

NUMERAL - Português - 6º A - PMSR - SME

 

Numeral - Brasil Escola

https://youtu.be/QfsI2whc9mA


 

Numeral – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental

https://youtu.be/M9ftWtNF26Y

 


Numeral - Artigo [Prof Noslen]

https://youtu.be/lkxc-hStcuE

 


Numeral é a palavra que atribui quantidade aos seres ou objetos, denotando a eles um valor definido. Pode ter também função classificadora, atribuindo noção de sequência. O numeral está entre as dez classes gramaticais da Língua Portuguesa e pode apresentar, a partir da análise sintática de uma frase ou oração, a função de adjunto adnominal.

Os numerais propriamente ditos são os cardinais, que na escrita são representados pelos algarismos arábicos ou romanos. Podemos subdividir os numerais em quatro classificações: cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários. Observe as definições:

Numerais cardinais — Indicam a quantidade exata de seres:

Apenas dez dos trinta alunos do oitavo ano compareceram na mostra cultural da escola.

Observe que dois numerais cardinais foram empregados na construção da frase, dez trinta. Nessa oração, os numerais foram usados com a intenção de quantificar.

 

Numerais ordinais — Indicam noção de sequência ou posição que algo ou alguém ocupam:

Os alunos do oitavo ano ocuparam a segunda colocação na gincana realizada pela escola.

Estão presentes na oração dois numerais ordinais que indicam a ideia de colocação, são eles oitavo segundo.

 

Numerais multiplicativos: expressam a multiplicidade dos seres ou a multiplicação de uma quantidade:

Os alunos do sétimo ano arrecadaram o triplo da quantidade de alimentos do oitavo ano para a gincana da escola.

Observamos na frase a presença do numeral multiplicativo triplo para indicar a noção de multiplicação. É importante observarmos que, efetivamente, especialmente na modalidade escrita, apenas os numerais dobro triplo são utilizados. Dificilmente utilizamos os termos quádruplo, quíntuplo e assim sucessivamente, pois esses numerais costumam ser substituídos pelas expressões quatro vezes, cinco vezes etc.

 

Numerais fracionários: Os numerais fracionários indicam a fração de uma quantidade de seres ou objetos. Os mais comumente empregados são: meio, terço, quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono, décimo, vigésimo, centésimo, milésimo, milionésimo quando empregados como equivalentes de metade, terça parte, quarta parte etc.

Apenas um terço dos trinta alunos do oitavo ano compareceu à mostra cultural da escola.

Observe que na oração dada como exemplo a palavra terço indica a fração dos alunos, relacionada a um todo, que compareceu ao evento da escola.

 

Os numerais coletivos designam conjuntos de seres e indicam o número exato de indivíduos que compõem o conjunto:
dezena       quinzena         dúzia
cento         milhar          milheiro

 

Flexões dos numerais

Os numerais cardinais que variam em gênero são um/uma, dois/duas e os que indicam centenas de duzentos/duzentas em diante: trezentos/trezentas; quatrocentos/quatrocentas etc.
Cardinais como milhão, bilhão, trilhão etc. variam em número: milhões, bilhões, trilhões etc.
Os demais cardinais são invariáveis.
Os numerais ordinais variam em gênero e número:
primeiro segundo milésimo / primeiros segundos milésimos
primeira segunda milésima / primeiras segundas milésimas

Os numerais multiplicativos são invariáveis quando atuam em funções substantivas:
Fizeram o dobro do esforço e conseguiram o triplo de produção.

Quando atuam em funções adjetivas, esses numerais flexionam-se em gênero e número:
Teve de tomar doses triplas do medicamento.

Os numerais fracionários flexionam-se em gênero e número:
um terço              dois terços
uma terça parte           duas terças partes

Os numerais coletivos flexionam-se em número:
uma dúzia           um milheiro
duas dúzias        dois milheiros

Emprego dos numerais

• Para designar papas, reis, imperadores, séculos e partes em que se divide uma obra, utilizam-se os ordinais até décimo e a partir daí os cardinais, desde que o numeral venha depois do substantivo:

ordinais                                             cardinais
João Paulo II (segundo)                Tomo XV (quinze)
D.Pedro II (segundo)                      Luís XVI (dezesseis)
Século VIII (oitavo)                          Século XX (vinte)
Canto IX (nono)                               João XXIII (vinte e três)

• Para designar leis, decretos e portarias, utiliza-se o ordinal até nono e o cardinal de dez em diante.
Artigo 1.º (primeiro)             Artigo 10 (dez)
Artigo 9.° (nono)      Artigo 21 (vinte e um)

• Para designar dias do mês, utilizam-se os cardinais, exceto na indicação do primeiro dia, que é tradicionalmente feita pelo ordinal:
Chegamos dia dois de setembro.
Chegamos dia primeiro de dezembro.

• Ambos/ambas são considerados numerais. Significam “um e outro”, “os dois” (ou “uma e outra”, “as duas”) e são largamente empregados para retomar pares de seres aos quais já se fez referência:
Pedro e João parecem ter finalmente percebido a importância da solidariedade.
Ambos agora participam das atividades comunitárias de seu bairro.

A forma “ambos os dois” é considerada enfática. Atualmente, seu uso indica afetação, artificialismo.

Mais informações:

http://popportugues.blogspot.com/2016/02/atividades-de-gramatica-numeral-6-ano.html

 

ATIVIDADE


ESCOLA:

PROFESSOR: Marcos Arakaki

DISCIPLINA: PORTUGUÊS

ESTUDANTE/ NOME:

SÉRIE:


Atividade no Google Form:     https://forms.gle/xSpWFNXHnQoYWdy29


PORTUGUÊS – NUMERAL  6º A


Exercício 1

Sobre os numerais, é correto afirmar:


a) Classe de palavras que se caracteriza por delimitar o substantivo, atribuindo-lhe qualidades, estados, aparência etc.

b) Classe de palavra que atribui quantidade aos seres ou objetos, denotando a eles um valor definido. Pode ter também função classificadora, atribuindo noção de sequência.

c) Classe de palavra que vem antes do substantivo, indicando se ele é determinado ou indeterminado.


Exercício 2 - Assinale a alternativa correta em relação à classificação dos numerais destacados nas frases:


“José chegou ao aeroporto, duas horas depois de o avião ter decolado”


a) numeral cardinal.

b) numeral ordinal .

c) numeral multiplicativo.


Exercício 3

“Consegui a vigésima terceira classificação no concurso de contos da escola”.


 a) numeral cardinal.

b) numeral ordinal .

c) numeral multiplicativo


Exercício 4

 “Ainda resta metade da torta”


a) numeral cardinal.

b) numeral multiplicativo .

c) numeral fracionário.


Exercício 5

 “Ele trabalhou o dobro do que havia planejado”


a) numeral cardinal.

b) numeral multiplicativo .

c) numeral fracionário.


Exercício 6

 “Recebi um doze avos do meu salário”


a) numeral cardinal.

b) numeral multiplicativo .

c) numeral fracionário.


Exercício 7

 “Ele recebeu dois terços da herança paterna”


a. numeral multiplicativo 

b. numeral fracionário     

c. numeral coletivo


Exercício 8

 “Vendi duas dúzias de ovos”


a. numeral multiplicativo 

b. numeral fracionário     

c. numeral coletivo


 

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