Numeral - Brasil Escola
Numeral – Língua Portuguesa
– 6º ano – Ensino Fundamental
Numeral - Artigo
[Prof Noslen]
Numeral é a palavra
que atribui quantidade aos seres ou objetos, denotando a eles um valor
definido. Pode ter também função classificadora, atribuindo noção de sequência.
O numeral está entre as dez classes gramaticais da Língua Portuguesa e pode
apresentar, a partir da análise sintática de uma frase ou oração, a função de
adjunto adnominal.
Os numerais
propriamente ditos são os cardinais, que na escrita são representados pelos
algarismos arábicos ou romanos. Podemos subdividir os numerais em quatro
classificações: cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários. Observe as
definições:
Numerais cardinais — Indicam
a quantidade exata de seres:
Apenas dez dos trinta alunos
do oitavo ano compareceram na mostra cultural da escola.
Observe que dois numerais cardinais
foram empregados na construção da frase, dez e trinta. Nessa
oração, os numerais foram usados com a intenção de quantificar.
Numerais ordinais — Indicam
noção de sequência ou posição que algo ou alguém ocupam:
Os alunos do oitavo ano
ocuparam a segunda colocação na gincana realizada pela escola.
Estão presentes na oração dois
numerais ordinais que indicam a ideia de colocação, são eles oitavo e segundo.
Numerais
multiplicativos: expressam a multiplicidade dos seres ou a
multiplicação de uma quantidade:
Os alunos do sétimo ano
arrecadaram o triplo da quantidade de alimentos do oitavo ano para a gincana da
escola.
Observamos na frase a presença do
numeral multiplicativo triplo para indicar a noção de multiplicação. É
importante observarmos que, efetivamente, especialmente na modalidade escrita,
apenas os numerais dobro e triplo são
utilizados. Dificilmente utilizamos os termos quádruplo, quíntuplo e assim
sucessivamente, pois esses numerais costumam ser substituídos pelas expressões quatro
vezes, cinco vezes etc.
Numerais
fracionários: Os numerais fracionários indicam a fração de uma
quantidade de seres ou objetos. Os mais comumente empregados são: meio, terço,
quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono, décimo, vigésimo, centésimo,
milésimo, milionésimo quando empregados como equivalentes
de metade, terça parte, quarta parte etc.
Apenas um terço dos trinta
alunos do oitavo ano compareceu à mostra cultural da escola.
Observe que na oração dada como
exemplo a palavra terço indica a fração dos alunos,
relacionada a um todo, que compareceu ao evento da escola.
Os numerais coletivos designam conjuntos de seres e indicam o número
exato de indivíduos que compõem o conjunto:
dezena
quinzena dúzia
cento
milhar milheiro
Flexões dos numerais
Os numerais cardinais que variam em gênero são
um/uma, dois/duas e os que indicam centenas de duzentos/duzentas em diante:
trezentos/trezentas; quatrocentos/quatrocentas etc.
Cardinais como milhão, bilhão, trilhão etc. variam
em número: milhões, bilhões, trilhões etc.
Os demais cardinais são invariáveis.
Os numerais ordinais variam em gênero e número:
primeiro segundo milésimo / primeiros segundos
milésimos
primeira segunda milésima / primeiras segundas
milésimas
Os numerais multiplicativos são invariáveis quando
atuam em funções substantivas:
Fizeram o dobro do esforço e conseguiram o triplo de produção.
Quando atuam em funções adjetivas, esses numerais
flexionam-se em gênero e número:
Teve de tomar doses triplas do medicamento.
Os numerais fracionários flexionam-se em gênero e
número:
um
terço
dois terços
uma terça
parte duas terças
partes
Os numerais coletivos flexionam-se em número:
uma
dúzia um milheiro
duas
dúzias dois milheiros
Emprego dos numerais
• Para designar papas, reis, imperadores, séculos
e partes em que se divide uma obra, utilizam-se os ordinais até décimo e a
partir daí os cardinais, desde que o numeral venha depois do substantivo:
ordinais cardinais
João Paulo II
(segundo)
Tomo XV (quinze)
D.Pedro II
(segundo)
Luís XVI (dezesseis)
Século VIII
(oitavo) Século
XX (vinte)
Canto IX
(nono)
João XXIII (vinte e três)
• Para designar leis, decretos e portarias,
utiliza-se o ordinal até nono e o cardinal de dez em diante.
Artigo 1.º
(primeiro)
Artigo 10 (dez)
Artigo 9.° (nono)
Artigo 21 (vinte e um)
• Para designar dias do mês, utilizam-se os
cardinais, exceto na indicação do primeiro dia, que é tradicionalmente feita
pelo ordinal:
Chegamos dia dois de setembro.
Chegamos dia primeiro de dezembro.
• Ambos/ambas são considerados numerais.
Significam “um e outro”, “os dois” (ou “uma e outra”, “as duas”) e são
largamente empregados para retomar pares de seres aos quais já se fez
referência:
Pedro e João parecem ter finalmente percebido a
importância da solidariedade.
Ambos agora participam das atividades comunitárias
de seu bairro.
A forma “ambos os dois” é considerada enfática.
Atualmente, seu uso indica afetação, artificialismo.
Mais informações:
http://popportugues.blogspot.com/2016/02/atividades-de-gramatica-numeral-6-ano.html
ESCOLA:
PROFESSOR: Marcos Arakaki
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
ESTUDANTE/ NOME:
SÉRIE:
Atividade no Google Form: https://forms.gle/xSpWFNXHnQoYWdy29
PORTUGUÊS – NUMERAL 6º A
Exercício 1
Sobre os numerais, é correto afirmar:
a) Classe de palavras que se caracteriza por delimitar o substantivo, atribuindo-lhe qualidades, estados, aparência etc.
b) Classe de palavra que atribui quantidade aos seres ou objetos, denotando a eles um valor definido. Pode ter também função classificadora, atribuindo noção de sequência.
c) Classe de palavra que vem antes do substantivo, indicando se ele é determinado ou indeterminado.
Exercício 2 - Assinale a alternativa correta em relação à classificação dos numerais destacados nas frases:
“José chegou ao aeroporto, duas horas depois de o avião ter decolado”
a) numeral cardinal.
b) numeral ordinal .
c) numeral multiplicativo.
Exercício 3
“Consegui a vigésima terceira classificação no concurso de contos da escola”.
a) numeral cardinal.
b) numeral ordinal .
c) numeral multiplicativo
Exercício 4
“Ainda resta metade da torta”
a) numeral cardinal.
b) numeral multiplicativo .
c) numeral fracionário.
Exercício 5
“Ele trabalhou o dobro do que havia planejado”
a) numeral cardinal.
b) numeral multiplicativo .
c) numeral fracionário.
Exercício 6
“Recebi um doze avos do meu salário”
a) numeral cardinal.
b) numeral multiplicativo .
c) numeral fracionário.
Exercício 7
“Ele recebeu dois terços da herança paterna”
a. numeral multiplicativo
b. numeral fracionário
c. numeral coletivo
Exercício 8
“Vendi duas dúzias de ovos”
a. numeral multiplicativo
b. numeral fracionário
c. numeral coletivo
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